52146284949 1594089ace c

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) rebateu, na tarde desta quinta-feira (17), as acusações feitas pelo hacker Walter Delgatti Neto em depoimento à CPMI do 8 de Janeiro. Em entrevista à Rádio Jovem Pan, Bolsonaro afirmou que a testemunha mentiu na versão apresentada aos parlamentares no colegiado.

O ex-presidente admitiu que uma reunião aconteceu no Palácio da Alvorada, com a participação do hacker, e que Delgatti também esteve no Ministério da Defesa, mas disse que o contato não se estendeu. Bolsonaro alegou que os detalhes apresentados pelo hacker à comissão não existiram.

“Ele está inspirado hoje. Teve a reunião e eu mandei ele para o Ministério da Defesa para conversar com os técnicos. Ele esteve lá [no Alvorada e na Defesa] e morreu o assunto. Ele está voando completamente”, destacou.

Durante a manhã, Walter Delgatti Neto afirmou que o então presidente lhe prometeu indulto para invadir urnas eletrônicas e assumir um suposto grampo do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Delgatti está preso desde o dia 8 de agosto pela Polícia Federal acusado de invadir o sistema do CNJ, e de outros tribunais, e de forjar um mandado de prisão falso contra Moraes.

No depoimento, Delgatti disse que a primeira conversa que teve com Bolsonaro ocorreu após encontrar a deputada Carla Zambelli (PL-SP) em um posto de gasolina, e que ela inseriu um chip em um celular “aparentemente novo”, antes de ligar para o então presidente da República. O hacker afirmou ainda que Bolsonaro lhe contou que o grampo havia sido realizado por agentes de outro país e lhe disse: “Fique tranquilo, se por acaso alguém lhe prender eu mando prender o juiz”, e deu uma risada.

Cupom exclusivo InfoMoney
Expert XP 2023
Garanta 5% de desconto no seu ingresso da Expert XP 2023. Cadastre-se e receba o seu cupom

Durante a tarde, o hacker se negou a responder os questionamentos de senadores e deputados de oposição, o que provocou críticas de parlamentares. “Essa narrativa que foi construída aqui a manhã inteira de que ele teria sido contratado pra fraudar as eleições é uma mentira.” Na linha do argumento apresentado pelo pai, o senador Flávio Bolsonaro PL-RJ) disse na comissão que as conversas com Delgatti sempre foram no sentido de que ele demonstrasse seus conhecimentos para oficialmente instruir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na melhoria das urnas. “Foi nesse aspecto que o senhor foi contactado, então pra que ficar mentindo aqui? O senhor está ganhando dinheiro de alguém pra fazer isso aqui?”, criticou.

De acordo com a versão apresentada na CPMI, Delgatti afirmou ter conversado com Bolsonaro, Zambelli, o ajudante de ordens do presidente Mauro Cid e o general Marcelo Câmara, sobre a fragilidade das urnas eletrônicas. Bolsonaro, segundo o hacker, lhe garantiu que também receberia um indulto se fosse preso caso uma eventual invasão ao equipamento fosse alvo de investigação.

Reuniões na Defesa

O hacker relatou aos deputados e senadores ter ido ao Ministério da Defesa em pelo menos cinco ocasiões, sempre entrando pela porta dos fundos. A ideia inicial era ele mesmo inspecionar o código-fonte das urnas eletrônicas, mas isso não aconteceu porque o código fica em um equipamento sem acesso à internet, segundo Delgatti. Na Defesa, ele relatou que houve encontros com o então ministro, o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, além de servidores ligados a área de Tecnologia da Informação da pasta.

Ainda segundo Delgatti, como a análise do código-fonte da urna eletrônica só poderia ser feita na sede do TSE, os técnicos do Ministério da Defesa repassavam a ele as informações colhidas no Tribunal. Delgatti ainda reforçou que o relatório das Forças Armadas – documento enviado ao TSE com questionamentos ao processo eleitoral, e que não excluía a possibilidade de fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas – foi integralmente orientado por ele.

“Eu posso dizer hoje que, de forma integral, aquele relatório tem exatamente o que eu disse, não tem nada menos e nada mais”, informou aos parlamentares.

(Com Agências)

Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

Bolsonaro diz que Delgatti “está voando” e alega que versão apresentada à CPMI é mentirosa appeared first on InfoMoney.

luispereira