52578036491 ff976d0f24 k

SÃO PAULO (Reuters) – A Petrobras (PETR3;PETR4) não foi pressionada pelo governo federal a se abster de aumentar os preços locais dos combustíveis, disse o CEO da companhia, depois que a estatal anunciou um forte aumento nos preços da gasolina e do diesel para acompanhar um pico global “abrupto”.

A medida foi bem recebida pelos investidores, mas deve incomodar o governo, que prometeu manter os preços acessíveis na bomba, e traz novos temores de inflação no momento em que o Banco Central começou a reduzir as taxas de juros.

A Petrobras vinha operando com preços defasados em relação aos internacionais há semanas e, até o aumento de preços anunciado na terça-feira, os mercados especulavam sobre interferência do governo.

O reajuste de preço, que eleva os preços médios da gasolina e do diesel em 16,3% e 25,8%, respectivamente, é o primeiro da gigante do petróleo desde que uma nova política de preços foi implementada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em maio.

Reajuste é “justo” e política de preços está sendo eficiente, diz presidente da Petrobras (PETR4)

Cupom exclusivo InfoMoney
Expert XP 2023
Garanta 5% de desconto no seu ingresso da Expert XP 2023. Cadastre-se e receba o seu cupom

O presidente assumiu o cargo em janeiro, prometendo mudar a estratégia da empresa para priorizar os consumidores em detrimento dos elevados retornos aos investidores.

O presidente-executivo da Petrobras, Jean Paul Prates, disse em entrevista à GloboNews na noite de terça-feira que não sofreu nenhuma pressão de Lula para evitar o reajuste de preços.

“É importantíssimo dizer isso: em momento algum o presidente Lula nos instou, ou influenciou, ou sugeriu fazer qualquer movimentação de preço — para cima, para baixo”, disse Prates. “Quando o presidente Lula me chamou, foi um mandato de confiança absoluta, no sentido de ‘olha, você sabe o que fazer lá, vai lá e faça’.”

Prates disse que as semanas que a Petrobras passou sem aumentar os preços foram para evitar repassar a volatilidade internacional aos clientes, como pretendia a nova política.

No entanto, como os preços globais do petróleo se consolidaram em níveis mais altos após sete semanas de ganhos, a Petrobras teve que elevar os preços locais para evitar perder dinheiro, acrescentou o executivo.

“A política de preços está sendo eficiente, já ajudou muito a combater a volatilidade.”

“A gente fez um ajuste justo. Acho que passou no teste a política, porque muitas pessoas eram céticas em relação a ‘enquanto está baixando está tudo bem, mas quando subir, será que a Petrobras vai fazer o ajuste necessário, será que ela vai perder dinheiro, será que ela vai deixar dinheiro na mesa?’”.

Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

CEO da Petrobras (PETR4) diz que não houve pressão do governo por reajuste de combustíveis appeared first on InfoMoney.

Reuters