53053450399 53688a49c7 c

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (2) que acredita haver espaço para a redução do patamar atual da taxa Selic em 13,75% e que o início dos cortes de juros “certamente” ocorrerá hoje, quando o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se encontra para definir a taxa.

A declaração foi durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

“Hoje, o mercado está tendendo mais para 0,5 ponto do que para qualquer outro número. Lembrando que tem gente do mercado, gente que tá lá operando fundos bilionários, apostando inclusive num corte de 0,75 ponto”, apontou.

A maior parte dos economistas acredita em um corte da Selic em 0,25 ponto percentual, para 13,5%, mas parte dele (principalmente gestores e operadores de mercado) aponta para um corte mais forte, de 0,5 ponto.

Ebook Gratuito
Análise de Balanços
Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber sobre os resultados das empresas

Leia também:

O ministro disse que “ninguém espera a manutenção da taxa” e que o cenário econômico atual “aponta numa direção técnica de um corte mais consistente”.

“Agora, nós agora estamos em um dia meio decisivo, porque tem gente do mercado, não estou falando de política não, estou falando do mercado. […] Tem gente no mercado apostando em uma queda de 0,75. Ninguém espera a manutenção da taxa. Ninguém. Não existe um economista, pelo menos com reputação, que possa defender a manutenção da taxa”, destacou.

Ao falar que há um “espaço importante” para a redução da Selic, o ministro afirmou que a taxa hoje a 13,75% é a maior do mundo, em termos reais.

“Ou seja, a taxa acima da inflação, projetada para o ano que vem está em 10%. Então, nós temos um espaço aí importante para a queda da taxa básica, e quando cai a taxa básica de juros, o que certamente começará a acontecer hoje, vai ter uma perspectiva de diminuição dos juros futuros, o que implica que as empresas vão começar a captar mais barato e, ao final, isso vai acabar chegando no consumidor”, destacou.

Na entrevista, Haddad ainda afirmou que a terceira versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a ser lançado em 11 de agosto, prevê um total de R$ 240 bilhões em investimentos nos próximos quatro anos.

(com Reuters)

Haddad diz que parte do mercado espera corte de até 0,75 ponto nos juros hoje: “ninguém espera manutenção da taxa” appeared first on InfoMoney.

Equipe InfoMoney