74 cidades do país possuem tarifa zero no transporte público

A tarifa zero torna o transporte público mais acessível para todos os cidadãos, independentemente de sua situação financeira Mais de 70 cidades do Brasil contam com tarifa zero no transporte público. Divulgação De acordo com dados de abril de 2023 da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), 74 cidades do país possuem tarifa zero no transporte público. Somadas, essas cidades reúnem 3,8 milhões de habitantes. Ainda de acordo com a NTU, em 67 dessas cidades, a tarifa zero abrange todo o sistema durante todos os dias. Apenas em três, a tarifa zero acontece somente em dias específicos da semana. A entidade revela que, entre essas cidades, seis delas possuem população acima de 200 mil habitantes. Benefícios para cidadãos e concessionárias A tarifa zero torna o transporte público mais acessível para todos os cidadãos, independentemente de sua situação financeira. Tirando esse custo direto do bolso da população, as pessoas ficam com mais recursos financeiros que podem ser utilizados em outras necessidades básicas. Para as empresas concessionárias, há benefícios como o aumento da demanda, que reflete na capacidade de investimento delas. A tarifa zero no transporte público é financiada por uma fonte alternativa, como o governo, como é mais comum no Brasil. Para que esse sistema seja viável e eficaz, é preciso haver um planejamento capaz de cobrir os custos do sistema. “A tarifa zero é, cada vez mais, uma alternativa para o transporte de passageiros no Brasil. Não dá mais para fugir deste debate, é preciso sair do campo da crítica sem apontar alternativas. Toda a economia da cidade sai ganhando, pois, uma vez que a população que utiliza o ônibus passa a economizar com o transporte, vai contar com dinheiro para comprar mais itens de alimentação, vestuário ou lazer. Além disso, com o aumento da demanda, as concessionárias terão maior disponibilidade de investimento na qualidade do sistema. É um verdadeiro ciclo virtuoso”, asseverou Isaac Júnior, diretor institucional do Sintur-JP.
g1 > Paraíba