Marcondes Gadelha passa bem após implante de catéter
O multimídia Abelardo Jurema Filho revelou em sua coluna dominical que o ex-senador Marcondes Gadelha passa bem depois de implante de catéter. De acordo com as informações o médico paraibano Marcondes Gadelha realizou o procedimento cirúrgico no hospital HCOR, em São Paulo. Os médicos responsáveis foram Dinitri Siqueira e Enilton Tabosa .
O procedimento em questão é um implante transcateter de válvula aórtica, minimamente invasivo, e serve para correção da válvula afetada pela estenose aórtica. Esta condição médica ocorre devido a obstrução dessa estrutura cardíaca que abre e fecha, e regula a passagem do sangue do coração para o corpo.
O cateter introduzido geralmente em uma artéria da virilha é guiado por imagem, e uma válvula artificial funcional é levada até o coração a fim de substituir a válvula defeituosa. A prótese artificial é inflada e instalada, ao chegar ao local afetado, restabelecendo então o fluxo sanguíneo de forma correta.
A cirurgia é realizada na área de Hemodinâmica da BP por cardiologistas intervencionistas especializados, o procedimento é feito com sedação leve, similar à usada em endoscopia, leva de uma hora ou uma hora e meia para ser realizado.
De acordo com informações da equipe médica e familiares Marcondes passa bem e já está em plena recuperação.
Marcondes Gadelha passa bem após implante de catéter apareceu primeiro em WSCOM.