De olho na turnê de competições que acontecerão em São Paulo, nos Estados Unidos da América (EUA) e no Rio de Janeiro, neste mês, o bicampeão mundial de jiu-jítsu Arthur Piloto tem intensificado os treinos para chegar ao lugar mais alto do pódio.

Considerado um dos maiores nomes da prática esportiva, dentro e fora do País, o atleta irá enfrentar uma verdadeira maratona em três das maiores competições de jiu-jítsu Kids do mundo. No dia 16, deste mês, Arthur, de 13 anos, disputa o Abu Dhabi Combat Club (ADCC), evento de lutas sem kimono que será realizado em São Paulo. Já, em 23 de julho, compete o Pan-Americano Kids, em Orlando, nos EUA, e, uma semana depois, luta o Sul-Americano Kids, no Rio de Janeiro.

De acordo com o treinador Valdênio Mendes “O atleta está empenhado em chegar ao pódio e, para isso, treina todos os dias, chegando a fazer três diários”, destacou.

Além disso, o treinador pontuou que “o lutador vai estrear na modalidade que não utiliza o tradicional traje o que torna a luta ainda mais desafiadora, pois sem o kimono o contato é mais corporal e as movimentações são mais rápidas”, disse.

Valdênio Mendes destacou a importância dos apoios do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa que possibilitam a participação do atleta, nas competições, dentro e fora do País. Além disso, ressaltou a contribuição de empresários brasileiros que, inclusive, fora do País, têm auxiliado com a alimentação e a estadia para os atletas brasileiros.

O treinador ainda informou que, além da disputa em Orlando, nos EUA, Arthur Piloto tem mais duas competições internacionais programadas para este ano: o Mundial de Abu Dhabi, em novembro, e o Europeu, na Irlanda, em dezembro.

Trajetória
Com apenas 13 anos, o paraibano e bicampeão Arthur Piloto já tem currículo de gente grande e coleciona, aproximadamente, 100 medalhas de ouro, reunindo todas as competições.

O atleta iniciou no jiu-jítsu aos oito anos de idade e, em apenas quatro anos de competição, conquistou os títulos mais importantes no cenário mundial, tornando-se um prodígio e uma referência, no cenário internacional do jiu-jítsu Kids.

Entre os principais títulos conquistados por Arthur Piloto estão o de bicampeão Pan Kids, o de tricampeão Brasileiro e o de campeão Mundial, em Abu Dhabi.

A última competição ocorreu em abril, deste ano, ocasião que, durante o campeonato Brasileiro de jiu-jítsu, ocorrido em Barueri, São Paulo, o atleta paraibano Arthur Piloto faturou mais uma medalha de ouro e, com isso, conquistou o tricampeonato, chegando, mais uma vez, ao local mais alto do pódio, na categoria superpesado, faixa laranja.

Já em março, deste ano, durante o campeonato Open Sul-Americano, na Arena de Deodoro, no Rio de Janeiro, faturou medalha de ouro, na categoria mesma idade e mesmo peso, além do cinturão no desafio Kids, sendo o único atleta convidado a representar a Paraíba no evento.

Entre as principais vitórias estão: os títulos de bicampeão brasileiro pela Confederação Brasileira, no campeonato, em São Paulo, em 2019 e 2022; pelas Confederações Internacionais, no Pan-Americano, nos Estados Unidos, em 2020, 2021 e 2022 sendo, neste caso, o primeiro paraibano infantil a disputar e ganhar o evento, além de, atualmente, ser o único nordestino bicampeão; pela Confederação Internacional, no Sul-Americano, no Rio de Janeiro, em 2019 e 2022, e campeão mundial, na categoria pesado, aos 11 anos, pela Confederação dos Emirados Árabes, em Abu Dhabi e, em novembro, de 2022, no mesmo País, faturou a medalha de prata, ocasião em que estreou na faixa laranja. Além disso, participou do Sul-Americano, no Rio de Janeiro, em agosto, de 2022, onde lutou na categoria superpesado (até 60kg, na faixa amarela) e se consagrou bicampeão, ganhando mais uma vez a medalha de ouro, tornando-se o único bicampeão, no campeonato Sul-Americano, das Américas e do Nordeste. Em dezembro, de 2022, durante o campeonato europeu, ocorrido na Irlanda, conquistou a medalha de prata.

Paraibano Arthur Piloto se prepara para competições de jiu-jítsu em São Paulo, nos Estados Unidos e no Rio de Janeiro apareceu primeiro em WSCOM.

Rafael Andrade