A 6ª Vara Criminal da Capital determinou que o deputado estadual Walber Virgolino (PL) fizesse uma retratação em sua conta pessoal no Instagram devido a declarações feitas por ele contra o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP). As postagens, que foram retiradas do ar por ordem judicial, foram feitas nos dias 28 e 30 de dezembro de 2021, e no dia 5 de janeiro de 2022, e faziam insinuações sobre a conduta do prefeito.

No primeiro caso, o deputado, que é bolsonarista e um dos nomes da direita para as eleições de 2024, acusou o prefeito de não repassar recursos devidos pelo município ao Hospital Napoleão Laureano, instituição de referência no tratamento oncológico na Paraíba. Ele justificou sua ação, afirmando que sua intenção não era difamar o prefeito, mas pressionar o município e seu gestor a cumprir com suas responsabilidades em relação ao Hospital Laureano, diante da acusação feita por um paciente.

Na segunda postagem, Walber compartilhou uma imagem de Cícero segurando sacos de dinheiro com a mensagem “Cícero Lucena, tire as mãos do nosso Fundeb!!”. Essa imagem foi retirada de uma manifestação de professores e servidores da educação que exigiam a distribuição dos recursos federais. Novamente, o deputado se defendeu, alegando que sua intenção não era difamar o prefeito, mas desabafar em solidariedade aos professores e servidores que reivindicavam seus direitos.

Já na terceira postagem, o parlamentar acusou a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa de realizar uma licitação direcionada. Ele afirmou que sua intenção era apenas alertar o prefeito, não acusá-lo de fraude licitatória, já que a denúncia estava direcionada à secretaria de educação.

Em sua retratação, apesar de todas as justificativas apresentadas, Walber Virgolino pediu desculpas ao prefeito Cícero Lucena, afirmando que suas publicações não foram claras quanto ao fato de que as críticas e denúncias não tinham como objetivo atingir a honra do prefeito.

Confira a retratação publicada pelo parlamentar por ordem judicial:

Deputado Walber Virgolino se retrata em rede social após divulgar fake news contra o prefeito Cícero Lucena apareceu primeiro em WSCOM.

Cristiane Cavalcante