Hospital Municipal Santa Isabel debate tratamento dos pólipos intestinais
Com o objetivo de discutir o tratamento, técnicas e forma correta de retirada de lesões na superfície do cólon ou do reto, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), através do Serviço de Residência Médica em Coloproctologia da unidade, promove, nesta segunda-feira (26), um debate envolvendo a abordagem dos pólipos colorretais.
O assunto será tema da aula realizada dentro do Programa Professor Convidado, que será ministrada pelo médico endoscopista e cirurgião geral, Frederico Campos, que coordena o serviço de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) do Hospital Santa Isabel.
“O objetivo da aula é mostrar as técnicas, a forma correta de tirar essas lesões, estudar essa lesão, o que fazer em situações adversas e até onde a gente consegue tratar lesões, sejam benignas ou malignas, do cólon, através da colonoscopia”, disse Frederico Campos.
Ele explica que o pólipo colorretal é uma lesão da mucosa do intestino, que pode ser uma lesão neoplásica, seja ela benigna ou maligna. O tipo de lesão mais comum normalmente se chama de adenoma. Esses pólipos do tipo adenomatosos ou adenomas devem ser retirados e geralmente essa ressecção se faz por colonoscopia.
O médico informa que durante a aula também serão mostrados casos em que é possível a retirada de pólipos malignos. “Mesmo pólipos malignos, ou seja, câncer de intestino, lesões grandes do intestino, que muitas vezes o paciente iria ser submetido a uma cirurgia de bolsa, de colostomia definitiva, as vezes a gente consegue salvar esse paciente de uma cirurgia mais agressiva e tenta fazer um tratamento minimamente invasivo nele”, ressaltou.
A médica coloproctologista Shirlane Frutuoso, que coordena o Serviço de Residência Médica em Coloproctologia do HMSI, destaca que a identificação e a ressecção por colonoscopia dos pólipos benignos do intestino grosso são medidas importantes na diminuição da incidência do câncer colorretal. “Atualmente, o espaço para o tratamento via endoscópica dos pólipos malignos vem ganhando espaço na prática, acompanhando a robustez dos trabalhos científicos na área”, afirma.
A aula, que excepcionalmente esta semana acontece na segunda-feira (normalmente ocorre nas quartas), será realizada de forma presencial, a partir das 19h30, no Centro de Estudos do Hospital Municipal Santa Isabel.
Público-alvo – O Programa Professor Convidado proporciona o melhor da atualização científico-acadêmica para a comunidade médica, beneficiando secundariamente, assim, toda a população usuária da rede SUS. O público-alvo é voltado para todas as residências médicas da área cirúrgica das várias escolas médicas de João Pessoa e para o internato médico, que são: Cirurgia Geral do HMSI-JP, Coloproctologia do HMSI-JP, Cirur-gia Geral da Secretaria Estadual de Saúde/Hospital Edson Ramalho, Cirurgia Geral do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW/UFPB), e internatos da Faculdade de Enfermagem e de Medici-na Nova Esperança (Famene), Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e Faculdade de Ciências Médicas (FCM).
Hospital Municipal Santa Isabel debate tratamento dos pólipos intestinais apareceu primeiro em WSCOM.