A Rede Sustentabilidade promete unir forças para lançar nomes para as executivas nas eleições do próximo ano. A presidente nacional da legenda, a ex-senadora Heloisa Helena, que prefere ser intitulada porta-voz do partido, declarou nesta quinta-feira (22) que pelo menos dois ou três municípios da Paraíba estão discutindo candidaturas próprias para prefeito em 2024, sendo eles Remígio, Alhandra e Sousa.

De acordo com a líder da Rede Sustentabilidade, o partido terá muitos diálogos com o PSOL acerca das eleições do próximo ano, uma vez que as duas legendas fazem parte de uma federação partidária, para discutir eventuais candidaturas.

“Nós estamos em uma federação, temos uma obrigação legal de ficar durante quatro anos nessa federação, então todas as questões vão ser discutidas com o PSOL”, disse em entrevista a Rádio Arapuan.

Segundo Heloisa, o partido pode lançar candidaturas majoritárias na Paraíba, desde que seja um consenso com o PSOL, mas que na visão dela e do próprio partido, seria melhor para a legenda que tivesse candidatos vereadores eleitos.  Na capital paraibana, por exemplo, a legenda não tem representante na câmara municipal.

“Por mais que o cargo de vereador não tenha o prestígio de outros cargos, mas é o momento onde você tem uma ferramenta política que está próxima da população”, justificou.

Embora ainda esteja em discussão, a presidente citou algumas cidades onde o partido pode deliberar por uma candidatura a prefeito, a exemplo de Remígio, Alhandra e Sousa, porém, sinalizou que a decisão de lançar um nome próprio ou de apoiar uma candidatura para prefeito será do diretório local da legenda nas regiões. Na Paraíba, o partido tem como líder o deputado estadual Chió.

Plenária da Rede

A ex-senadora Heloísa Helena está em João Pessoa para a primeira plenária estadual da Rede Sustentabilidade, que está sendo realizada na tarde de hoje na Orla do Cabo Branco. O evento também terá a presença do deputado federal pernambucano Túlio Gadelha.

A plenária da Paraíba vai contar com palestras, debates e lançamento  de pré-candidaturas visando às eleições municipais de 2024.

“Gostaríamos muito que a Rede tivesse vereadores e vereadoras, que é onde você tem uma ferramenta política e está próxima da população. Vamos fortalecer os elos com os jovem, com as mulheres e o movimento negro”, afirmou Heloísa, que é porta-voz nacional da legenda.

Na programação, a plenária vai terminar com a festa junina ‘Arraiá 18’, às 20h, na Granja Pitomba, no bairro do Altiplano.

Rede Sustentabilidade deve lançar candidaturas para prefeito na PB em 2024: “Vamos discutir com o PSOL”, diz Heloisa Helena apareceu primeiro em WSCOM.

Cristiane Cavalcante