Até o próximo dia 29, o paraibano Maurício Renato de Souza estará comandando interinamente o Ministério de Minas e Energia. A portaria com a designação dele para o cargo foi publicado em edição do Diário Oficial da União (DOU). Ele ocupava o cargo de Chefe de Gabinete do ministro Alexandre Silveira, titular da pasta, desde o dia 8 de fevereiro.

De acordo com Maurício Renato, o ministério seguirá dando continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado por Silveira, que teve que se ausentar para atender a missões no exterior. Ele ressaltou a importância de reduzir o preço do gás e do combustível.

“A interinidade serve para uma emergência. O ministro deixou sua equipe aqui toda bem montada e temos trabalhado para baixar o preço do gás e do combustível para que onere menos o bolso do brasileiro”, explicou o paraibano.

Histórico

Maurício Renato é licenciado em história pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Maurício tem título de estudos avançados pela Universidade de Salamanca na Espanha e é doutorando do programa “Passado e Presente dos Direitos Humanos”. Ainda de acordo com o currículo do paraibano, ele é recém-formado em direito, com aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Na vida pública, Souza atuou como chefe do cerimonial do governo da Paraíba no primeiro mandato de Ricardo Coutinho (PT), entre os anos de 2011 e 2014. Também foi chefe de gabinete da vice-presidência do senado durante o mandato de Cássio Cunha Lima (PSDB) e Antônio Anastasia (PSD), entre os anos de 2017 e 2021.

Ainda atuou na presidência do Conselho de Saúde do Sistema Integrado de Saúde do Senado Federal (SIS) e no setor de relacionamento com os órgãos do Governo Federal e Assessoramento ao Diretor Jurídico da Presidência do Senado (Fev/2021 a Mar/2022). Também foi chefe de gabinete do Senador Alexandre Silveira (Mar/2022 a Dez/2022).

Paraibano assume Ministério de Minas e Energia e diz que vai trabalhar para baixar preço do gás e combustível apareceu primeiro em WSCOM.

Rafael Andrade