A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) está alertando prefeitos e prefeitas, além dos secretários municipais de saúde, sobre o prazo, até a próxima quinta-feira (29), para atualizar as informações dos profissionais da enfermagem no sistema ‘InvestSUS Gestão’, do Ministério da Saúde. A ideia, segundo o presidente George Coelho, é atualizar a base de dados utilizada para definir o rateio da contribuição federal para o pagamento do piso da categoria.

“É importante que todos os gestores e gestoras da nossa Paraíba se atentem ao prazo e façam essa atualização. O Ministério da Saúde precisa desses números para corrigir o rateio dos recursos para o pagamento do piso da enfermagem. Sendo assim, estamos alertando todos que realizem essa atualização junto ao ‘InvestSUS Gestão’ o mais rápido possível”, afirmou George Coelho.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS), integrada ao sistema InvestSUS Gestão, ao qual todos os gestores estaduais e municipais já têm acesso. Partindo das informações pré-carregadas, os responsáveis terão dois caminhos: fazer a atualização individualmente, modificando as informações de cada colaborador, ou por lote, carregando uma planilha com todos os dados a serem atualizados.

Essa solução foi desenvolvida pelo FNS a partir do diálogo do Ministério da Saúde com os representantes de estados e municípios, por meio da articulação com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

O Governo Federal tem dialogado com CONASS e CONASEMS, prefeitos, governadores e parlamentares, bem como com a Advocacia Geral da União (AGU), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e demais órgãos de governo buscando equacionar as questões operacionais e administrativas ainda existentes para garantir que o merecido reconhecimento à enfermagem seja concedido da forma mais adequada e rápida possível.

InvestSUS Gestão – É uma ferramenta desenvolvida para simplificar o acompanhamento e a gestão dos recursos federais destinados ao SUS, projetadas e personalizadas para atender a diversas demandas e públicos-alvo, permitindo o acompanhamento das etapas das propostas e funcionando como um importante aliado no gerenciamento eficiente dos recursos.

Ao fornecer maior transparência e controle sobre o uso dos recursos, o InvestSUS Gestão ajuda a garantir que os investimentos no SUS sejam aplicados de maneira eficaz e eficiente, contribuindo para a melhoria contínua da saúde pública no Brasil. Essa solução inovadora demonstra o compromisso do FNS em adotar tecnologias modernas e práticas de governança eficientes para aprimorar a gestão dos recursos destinados ao SUS.

A nova funcionalidade permitirá ao Ministério da Saúde mapear os profissionais de enfermagem por estado e regiões de todo o país, e desta maneira definir os critérios para o rateio da contribuição federal para o pagamento do piso da categoria, de forma mais eficaz.

Gestores têm até dia 29 para atualizar informações dos profissionais da enfermagem, alerta Famup apareceu primeiro em WSCOM.

Cristiane Cavalcante