Edição 197: Revista NORDESTE destaca bioma da Caatinga em nova fase da Sudene

Está disponível a edição 197 da Revista NORDESTE traz como destaque principal o bioma da caatinga e a nova fase de tratamento promovida pela Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste). Diversas instituições nacionais dos governos federal, estaduais e municipais, além de representantes da sociedade civil, da Academia e do Consórcio Nordeste, uniram-se para lidar com a temática da sustentabilidade na caatinga.

Leia aqui.

O destaque de capa da revista traz o título “A Hora e a Vez de Mudar Tratamento do Bioma no Nordeste” e  trata sobre o Seminário Nacional do Desenvolvimento Sustentável da Caatinga (Seminac), que ocorrerá de 28 a 30 de junho na cidade de Campina Grande, Paraíba. O evento é coordenado por uma parceria executiva do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Unidade Gestora de Pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MDR) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Idesne).

Além do destaque de capa, a edição apresenta outros destaques. Nas relações diplomáticas, é discutida a nova postura adotada pelo Brasil, gerando impacto e reações significativas no cenário internacional. O chanceler Celso Amorim, em nome do presidente Lula no novo governo, tem construído diálogos na direção de um mundo multipolar, reconquistando o protagonismo do país na cena global. A publicação traz uma entrevista de Celso concedida à Revista NORDESTE.

Ainda aborda a avaliação do líder do PT, senador Humberto Costa, sobre a indicação e fase de reconstrução da Superintendência da Sudene. O Brasil como um todo e o Nordeste em particular enfrentam o desafio de resgatar a importância e o tamanho da Sudene no desenvolvimento regional. São feitas reflexões e projeções sobre a ascensão do ex-deputado federal Danilo Cabral na Superintendência da instituição.

A criação do primeiro Parque Nacional na Serra do Teixeira, na Paraíba, é abordada como uma importante medida de preservação do bioma da caatinga. O governador da Paraíba, João Azevêdo, juntamente com o presidente Lula, assinou o decreto que estabeleceu o parque, abrangendo 61 mil hectares de área de proteção. A revista destaca a maior proteção aos animais, fauna e ao bioma como um todo.

Foi publicada uma entrevista com André Curvello, Secretário de Comunicação do Governo da Bahia. Reconhecido além das fronteiras de seu estado, Curvello acumula competência como gestor público.

Edição 197: Revista NORDESTE destaca bioma da Caatinga em nova fase da Sudene apareceu primeiro em WSCOM.

Wallyson

Wallyson