O deputado federal e relator da reforma tributária, Aguinaldo Ribeiro, enfatizou nesta quarta-feira, (21), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, que a proposta de sua relatoria tem o objetivo de desonerar a produção e aumentar a competitividade do Brasil.

“Não estamos fazendo reforma para pesar sobre setor algum. Pelo contrário, é uma reforma que propõe a desoneração da produção como um todo. É uma reforma que propõe que o nosso país seja mais competitivo, que possa gerar crescimento econômico, que é um grande problema do nosso país”, afirmou.

No mesmo evento, Ribeiro ressaltou a necessidade de repensar o modelo atual e avançar para uma transformação completa do sistema tributário.

“No novo sistema, nós precisamos pensar totalmente diferente do que temos hoje. Atualmente temos uma cultura que tributa o próprio tributo. Se paga imposto sobre imposto. Temos um regime totalmente cumulativo. Nós pagamos impostos que não fazemos conta. E esse sistema muda tudo isso”, explicou.

Sobre a transição da reforma, Aguinaldo explicou que a proposta é que ela seja feita para proteger e para mitigar os efeitos na federação e setores. “Não estamos fazendo uma reforma que se implanta do dia para a noite. Estamos propondo uma transição que possa ser aplicada de forma responsável, correta, para manter o equilíbrio federativo e setorial em nosso país”, comentou.

O evento contou com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, do secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, do coordenador do Grupo de Trabalho na Câmara, deputado Reginaldo Lopes, e do conselheiro da CNI, Armando Monteiro.

Reforma Tributária: “Proposta é desoneração da produção como um todo”, afirma Aguinaldo Ribeiro apareceu primeiro em WSCOM.

Wallyson