52971850704 5bdab7249a c

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (13), não ter problemas com o agronegócio e disse não haver incompatibilidade entre pequeno e grande produtor rural. Segundo ele, tanto a agricultura familiar quanto os grandes produtores deverão ser atendidos por sua gestão.

“Eu nunca tive problema com o agronegócio. Governei 8 anos esse país, eles sabem tudo que fizemos por eles. Eles sabem que temos muita responsabilidade com o salto de qualidade que deu a agricultura brasileira por causa do financiamento de máquinas que fazíamos”, disse.

“Do ponto de vista econômico ou de financiamento, eles não têm problema conosco. O problema pode ser ideológico. Se é ideológico, paciência, a gente vai estar em campos opostos”, afirmou.

As declarações foram dadas durante entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), emissora estatal, na primeira edição de evento batizado como “Conversa com o Presidente”, transmitido pelas redes sociais. Ainda não há indicação da periodicidade do programa.

Leia também: Lula estreia em live com anúncio de “novo PAC” e aceno do ‘Minha Casa, Minha Vida’ para classe média

Durante a conversa, Lula disse que o governo em breve anunciará o Plano Safra para a agricultura familiar e o agronegócio.

“Não há incompatibilidade entre o pequeno e médio produtor e o grande produtor. Isso está na cabeça de quem não quer pensar direito, porque na verdade o Brasil precisa dos dois. Os dois são complementares, os dois ajudam o Brasil”, pontuou.

“O que queremos é que todos produzam, cresçam e o Brasil cresça junto”, disse. “Nós vamos fortalecer a pequena e média propriedade. Nós vamos fortalecer o agronegócio. Nós vamos continuar fazendo reforma agrária, porque onde precisar assentar gente nós vamos assentar”.

Na entrevista conduzida pelo jornalista Marcos Uchôa, Lula também disse que invasões de terra não são mais necessárias e que a maioria da população do país deseja uma reforma agrária pacífica.

“Não precisa mais invadir terra. Se quem faz o levantamento da terra improdutiva é o Incra, ele que comunica o governo quais são as propriedades improdutivas que existem em cada estado brasileiro, e a partir daí vamos discutir a ocupação dessa terra. É simples. Não precisa ter barulho, não precisa ter guerra. O que precisa ter é competência e capacidade de articulação”, declarou.

As falas são um aceno ao agronegócio em meio ao aumento do registro de invasão de propriedades produtivas por movimentos sociais. A tensão entre os grandes produtores e o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) escalou nos últimos meses e culminou na instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados para investigar o grupo.

Durante a conversa, Lula disse que cobrou do Incra uma lista com as terras ociosas localizadas em todas as regiões do país e quer discutir o assunto com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e o MST, para realizar assentamentos “com muita tranquilidade”.

O presidente também defendeu a criação de um estoque regulador para a produção agrícola, de modo a garantir a segurança alimentar dos brasileiros, e a introdução do chamado preço mínimo, para dar tranquilidade aos produtores quanto à recuperação dos investimentos feitos para a safra.

“Não tem por que haver luta, não tem por que haver guerra. O que tem que haver é compreensão de que o Brasil precisa ter segurança alimentar, e, por isso, precisa produzir muito para que a gente tenha, inclusive, estoque regulador”, afirmou.

“É preciso que a gente tenha estoque regulador. Um país precisa de estoque regulador. Se tiver uma crise de alimentos no mundo, nós temos que ter garantia de que não vai faltar nem o arroz nem o feijão para o nosso povo”, disse.

“Temos que incentivar o plantio. E ainda, para o pequeno, precisamos criar uma coisa chamada preço mínimo. Para que a gente garanta que o cidadão, ao plantar e ao colher, se tiver baixo o preço, ele não perca, que ele receba pelo menos o que investiu”, concluiu.

Lula nega problemas com agronegócio, defende estoque regulador e diz que invasões de terra não são necessárias appeared first on InfoMoney.

Marcos Mortari