Troca tripla de bebês: teste de DNA confirma mãe de jovem trocada em maternidade da PB há 28 anos

Milena era a última das três envolvidas na troca tripla que ainda aguardava a confirmação genética. Caso aconteceu em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. Troca tripla de bebês em maternidade da Paraíba é descoberta por acaso quase trinta anos depois Mais uma confirmação da troca tripla de bebês em uma maternidade da Paraíba: um teste de DNA comprovou que Milena Carvalho é filha biológica de Maria de Fátima Bezerra. A jovem era a última das três envolvidas na troca que ainda aguardava a confirmação genética. O resultado foi informado ao g1, nesta quinta-feira (8), pela mãe que a criou, Luísa Maria Silva. O caso, ocorrido em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, veio à tona após uma das jovens, que mora nos Estados Unidos, ter feito um teste genético para tentar encontrar antepassados e montar uma árvore genealógica. Raylane Nóbrega, que descobriu a troca, deixou a maternidade para a casa de Marlucy; Milena para a de Luísa Maria; e Marcelma para a de Maria de Fátima No entanto, com todos os exames de DNA feitos, ficam confirmados os seguintes laços biológicos: Raylane é filha biológica de Luísa Maria Marcelma é filha biológica de Marlucy Milena é filha biológica de Maria de Fátima Plataforma My Heritage confirma parentesco entre Maria de Fátima e Milena. Foto: Arquivo Pessoal/Maria Luísa Compartilhe esta notícia pelo Whatsapp Compartilhe esta notícia pelo Telegram "Esperamos por justiça pra ter paz em nossos corações", disse Luísa Maria, mãe que criou Milena Já Milena preferiu não dar entrevista sobre o caso. O advogado João de Deus, que assessora a família de Luísa Maria, disse que todas as famílias envolvidas vão entrar com ações de reparação dos danos para cada uma das pessoas envolvidas e também pretendem entrar com procedimento junto ao Ministério Público da Paraíba "Estamos agindo em favor das meninas que foram trocadas, dos seus pais e dos seus irmãos, tendo, todos, em valores diferentes, direito a reparação de danos, especialmente a dor moral pelo sofrimento. Hoje tem muitos deles em processo de acompanhamento e terapias dado o trauma com a notícia", disse o advogado. João de Deus afirmou ainda que vai pedir a retificação judicial do registro de nascimento de Milena, para fazer constar o nome da mãe biológica e da mãe socioafetiva. Procurada pelo g1 a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, através da assessoria de imprensa, que está disposta a colaborar no que for necessário, e que se solidariza com as famílias envolvidas. Relembre como a história foi descoberta por meio de teste genético No dia 24 de janeiro de 2023, quando estava passando férias na casa da família em Cajazeiras, Raylane Amaral, paraibana que mora nos Estados Unidos, recebeu o resultado do teste genético da empresa ‘Ancestry’ que havia feito no mês de dezembro de 2022. A realização do exame genético teve como objetivo encontrar antepassados, pois ela estava fazendo a árvore genealógica da família. LEIA TAMBÉM: 'Foi desesperador saber que minha filha não era biológica', diz uma das mães 'Torço muito para que tenha sido um erro, um acidente', diz mulher que foi trocada 'Não tinha uma boa convivência com minha mãe', diz uma das mulheres trocadas Em seguida, Raylane fez o upload do resultado no site ‘MyHeritage’, que busca familiares a partir de documentos e informações genéticas disponibilizadas pelos usuários, além de permitir a criação de árvores genealógicas. A plataforma tem um recurso que notifica o usuário quando algum parente é encontrado. Dessa forma, a paraibana recebeu uma notificação de que um possível irmão biológico havia sido encontrado. O primeiro sentimento foi de surpresa... de pensar “como assim, um irmão?”. Imediatamente depois de ser surpreendida, me animei com a possibilidade de ser um meio irmão por parte de pai. O choque só foi maior mesmo depois de me dar conta de que seria um irmão 'full' [por completo], por parte de pai e mãe. Se um dos dois não tivesse feito o teste e nem utilizado a plataforma virtual, dificilmente a troca teria sido descoberta, pois não havia desconfiança de nenhuma das partes. Nascida em 5 de agosto de 1994, em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, Raylane Amaral nunca questionou as diferenças físicas entre ela e seus familiares. Há cinco anos, a paraibana foi morar nos Estados Unidos e visita a família pelo menos uma vez ao ano. Depois do dia 24 de janeiro, as férias de 2023 se transformaram em uma missão para tentar encontrar respostas. "A sensação de estar de férias desapareceu assim que vi o resultado do primeiro exame, o que mostrou o parentesco com Lennon. Foi um choque muito grande e também muito doloroso trazer essa notícia para minha família, principalmente para 'mainha'". Raylane (no meio) com a avó Valdice (do lado direito) e a mãe Marlucy (do lado esquerdo) Arquivo pessoal Contato com o irmão encontrado Raylane Amaral procurou pelo nome e sobrenome do rapaz, Lennon Carvalho, no Instagram, e mandou uma mensagem. No entanto, o perfil era privado e, por isso, ele não recebeu a notificação de mensagem. A mulher então fez uma busca no LinkedIn, rede social para conexões profissionais, e entrou em contato. “Esta provavelmente vai ser a mensagem mais estranha que você vai receber no LinkedIn, mas acho que você não foi notificado pela minha mensagem no Instagram. Você por um acaso é da Paraíba e fez um teste de DNA com a MyHeritage?”, escreveu ela. Lennon tem 30 anos, nasceu em Cajazeiras, mas mora na Irlanda. O jovem tem duas irmãs: a mais velha, Michele, que mora em Cajazeiras, e a mais nova, Milena, que mora em João Pessoa com a mãe, Luísa Maria. O paraibano relatou que utilizou a plataforma 'MyHeritage' em outubro de 2022, após fazer um teste genético para descobrir quais as origens de seu DNA. "Meu desejo na época foi saber de quais países o meu DNA tinha origem. Nesse mesmo site, quando você cadastra dados acaba tendo algumas combinações, primos distantes, de terceiro ou quarto grau. Eu cheguei a encontrar alguns". Raylane procurou Lennon pelas redes sociais e entrou em contato Raylane Amaral/Arquivo pessoal Por meio do LinkedIn, Raylane explicou que os perfis deles haviam dado uma combinação muito alta de DNA e começou a fazer perguntas sobre as origens do jovem. Quando viu a mensagem de Raylane, Lennon pensou, inicialmente, que se tratava de mais um primo distante. No entanto, ao aprofundar a conversa, ele descobriu que a mulher, até então desconhecida, tinha nascido no mesmo dia e hospital que sua irmã mais nova, Milena, em 5 de agosto de 1994. Analisando a foto do perfil da paraibana, o homem encontrou semelhanças físicas com a mãe dele, Luísa Maria. “Então, eu não sei o que dizer. Você é a cara da minha mãe. Eu não sei o que pensar. Na verdade, sempre houve uma história de que quando minha mãe estava tendo minha irmã, havia outra mulher também dando à luz na mesma sala e na mesma hora", escreveu Lennon. Após a abordagem de Raylane e a possibilidade de uma troca de bebês ter ganhado força, Lennon entrou em contato com a mãe e, depois do choque inicial, as mulheres envolvidas começaram a se organizar para que um exame de DNA fosse feito. Teste de DNA Luísa e Milena, que atualmente moram em João Pessoa, viajaram para Cajazeiras, onde Raylane estava passando férias, para a realização do teste. Os resultados apontaram que Raylane não é filha biológica da mulher que a criou, Marlucy, mas sim de Luísa Maria, mulher que criou Milena e Lennon. No entanto, os resultados dos exames mostraram que Milena não é filha biológica de nenhuma das duas mulheres, apontando assim que um terceiro recém-nascido foi trocado. Resultado de exame de DNA indicou que Luísa Maria é mãe biológica de Raylane Arquivo pessoal/Raylane Amaral "A espera pelo resultado do DNA foi dolorosa. O tempo parecia não passar. A ansiedade em ter uma resposta definitiva era muito grande. Ao mesmo tempo que, diante de todos os fatos, eu achava que a troca seria confirmada com o resultado, eu tinha muita esperança de que tudo não pudesse passar de um engano no primeiro resultado e uma grande coincidência a questão de eu e Milena termos nascido no mesmo dia e lugar. Seria muito mais fácil pra todo mundo…", disse Raylane. Terceira pessoa Raylane contou que ficou aliviada por uma parte, mas ainda angustiada por saber que a mãe dela, Marlucy, não tinha encontrado sua filha biológica. Ela precisou voltar para os Estados Unidos, por causa do trabalho, mas continuou uma busca ativa pelas redes sociais. A paraibana pediu que seus amigos verificassem pelo Facebook mulheres de Cajazeiras que nasceram no dia 5 de agosto de 1994. À medida que as pessoas próximas iam enviando links de perfis de mulheres nascidas nessa data, ela ia analisando fotos e descartando aquelas que não pareciam fisicamente com os pais. Um perfil encontrado chamou a atenção de Raylane, por causa das semelhanças físicas com sua família. O nome da mulher é Marcelma Bezerra, que atualmente vive na zona rural de Cajazeiras. Nascida no mesmo dia de Raylane e de Milena, a paraibana teve uma vida completamente diferente. Casou-se aos 15 anos e atualmente, aos 28, tem três filhos. Um exame de DNA entre Marcelma e Marlucy foi feito e o resultado, divulgado no dia 13 de abril, foi positivo: Marlucy havia, enfim, encontrado a filha biológica. Teste de DNA indicou que Marlucy é mãe biológica de Marcelma Arquivo pessoal/Raylane Amaral Ao falar com o g1, após o resultado do exame, Marcelma disse que estava aliviada. Ela também espera que as famílias possam manter contato e "juntar", "jamais dividir". "Eu tô mais aliviada, comparando com a apreensão de 20 dias atrás. Tô melhor, tô me conformando, tô tentando a gente conviver, juntar, ser uma família só, jamais dividir". O que diz a maternidade A maternidade Dr. Deodato Cartaxo faz parte do Hospital Regional de Cajazeiras. Em resposta à uma solicitação dos advogados das vítimas, a assessoria jurídica do hospital informou que os funcionários verificaram os arquivos da maternidade, mas não encontraram os prontuários daquele mês de agosto. O Hospital Regional de Cajazeiras também não conseguiu localizar a escala de funcionários que trabalhavam na maternidade na época, não conseguindo apontar as causas da troca, nem os responsáveis por ela. A unidade de saúde citou a lei 13.787 do ano de 2018, que trata sobre o armazenamento de prontuários. O art. 6 diz que arquivos em papel com mais de 20 anos podem ser eliminados. Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
g1 > Paraíba