GettyImages 1397889937

A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) promovem nesta quinta-feira (25) em todo o Brasil a 17ª edição do Dia Livre de Impostos, em protesto contra a carga tributária no Brasil.

Lojistas estão comercializando produtos e serviços sem repassar o valor dos impostos aos clientes e, por isso, os descontos podem chegar a 70% em alguns casos. A confederação diz que a ideia é mostrar à população como os impostos representam grande parte do preço dos produtos.

Entre os produtos oferecidos estão picanha e cerveja sem tributos, happy hour e gasolina a R$ 3,77 o litro, além de ações em shoppings e lojas de rua em diversos estados (veja mais abaixo). Devem participar da ação mais de 50 mil lojas em mais de 1,2 mil cidades, segundo a CNDL.

“Queremos mostrar para a população como as taxas são abusivas. O Dia Livre de Impostos cresce a cada ano”, disse o presidente da CNDL, José César da Costa, em comunicado. “Isso mostra a importância da ação para a conscientização de toda a sociedade a respeito da alta taxa tributária cobrada no Brasil”.

Costa também defende a Reforma Tributária, uma das prioridades do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na área econômica. “A Reforma Tributária se tornou urgente e fundamental para a manutenção das empresas do país, para a geração de empregos e para o desenvolvimento econômico”.

A principal intenção de Raphael Paganini, coordenador Nacional da CDL Jovem, é “unir os consumidores e os lojistas em uma ação de conscientização e de protesto, para mostrar a insatisfação que temos com o sistema tributário do país, que necessita de uma reformulação urgente.

Veja abaixo as ações por estado, segundo a CNDL:

1. Amazonas
    Manaus:
    • 4 shoppings com mais de 300 lojas;
    • 4 mil litros de combustível a R$ 5 o litro;
    • 2 redes de supermercado (com 5 lojas) vendendo picanha e cerveja sem imposto;
    • Mais de 20 lojas de rua de diversos segmentos;
    Interior:
    • Combustível sem impostos a R$ 4 reais o litro em 3 cidades: Itacoatiara, Manacapuru e Parintins
  2. Ebook Gratuito
    Como declarar investimentos no Imposto de Renda
    Cadastre-se e receba um manual com as informações necessárias para declarar cada tipo de investimento

Ceará
    Fortaleza:
    • Shopping Rio Mar Papicu – 128 (happy hour com cerveja sem imposto, banda, animador, dinossauros infláveis e mini trio elétrico)
    Rio Mar Kennedy – 38
    Lojas de rua – 14

3. Distrito Federal
    • Mais de 500 lojas, incluindo rede Droga Fuji, Óticas Nacional, lojas Tip Top e Puket
    • Posto Jarjour (Asa Norte): 10 mil litros de combustível

4. Goiás
    Goiânia:
    • 2 shoppings
    • 1 posto de combustível (2 mil litros)
    • Quintal 86: happy hour com cerveja sem imposto
    • Boi Verde: açougue com carnes
    • Rede de ótica com 40 lojas
    • Óticas Brasil
    • Joalheria Omega
    • Boa noite Colchões
    Anápolis: posto e lojas de rua

5. Mato Grosso

• Rommanel
    • Super Nosso
    • Verdemar

* 140 carros (31,8 litros por carro) e 69 motos (7,95 litros por moto)

1. Rio de Janeiro
    Capital:
    • Shopping Ilha Plaza na Ilha do Governador
    • Posto Megão Recreio dos Bandeirantes
    Campos dos Goytacazes:
    • 1000 litros de gasolina comum

2. Rio Grande do Sul
    • 67 lojas participantes
    Caxias do Sul:
    • 2 shoppings
    • Ação de mobilização dos lojistas do centro
    • Ação de conscientização nos shoppings e no centro

Dia Livre de Impostos tem picanha, cerveja e gasolina com descontos de até 70% nesta quinta appeared first on InfoMoney.

Equipe InfoMoney