Petrobras (PETR4) tem o direito de pesquisar exploração de petróleo na foz do rio Amazonas, diz Barbalho

Helder Barbalho (MDB) na Assembleia Legislativa do Pará (Foto: ALEPA/Divulgação)

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) defendeu na manhã desta segunda-feira (15) que a Petrobras (PETR4) tenha o direito a realizar pesquisas para a exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas, um tema que tem mobilizado movimentos ambientais contra a iniciativa.

Barbalho lembrou que a França explora petróleo na mesma bacia há quase uma década e acha que o Brasil não se pode privar ao menos do direito de analisar a viabilidade técnica da exploração.

“Entre a pesquisa e a ideologia, eu fico com a pesquisa”, afirmou o governador do Pará durante evento promovido pelo grupo Esfera Brasil, em São Paulo.

Helder Barbalho comanda um estado responsável por 42% do PIB da Amazônia Legal e 30% da população da região, além de ser um aliado próximo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Neste sentido, o governador do Pará afirmou que vem dialogando com Lula para que ele atue como um intermediador da questão junto ao Ministério do Meio Ambiente, pasta responsável por dar ou não o aval à Petrobras.

“O Brasil não pode se privar de estudar a iniciativa, é uma forma de diversificar a economia da nossa região”, argumentou.

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, defendeu a iniciativa recentemente, afirmando que o recurso da exploração poderia custear a transição energética da estatal.

Petrobras (PETR4) tem o direito de pesquisar exploração de petróleo na foz do rio Amazonas, diz Barbalho appeared first on InfoMoney.

Rikardy Tooge

Rikardy Tooge