Comissão debate concessão de adicionais aos servidores, congelados durante a pandemia de Covid-19

img20220503181350633

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta segunda-feira (15) sobre o congelamento da contagem do tempo de serviço para fins de adicionais nos salários dos servidores públicos. O debate será no plenário 8, às 14 horas.

A deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP), que pediu a audiência, lembrou que a Lei Complementar 173/20, aprovada durante a pandemia de Covid-19, impôs a suspensão da contagem de tempo para fins de anuênios, triênios, quinquênios, sexta parte, licença-prêmio e demais mecanismos equivalentes para servidores públicos.

“Ocorre que, passados alguns meses, verificou-se que as previsões pessimistas e incertezas quanto à economia brasileira não se confirmaram, de forma que todos os servidores públicos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios continuaram exercendo suas atividades e mantiveram em funcionamento todos os serviços públicos à disposição da população brasileira”, disse.

Ela defende que na audiência se discuta a concessão da contagem do tempo entre 27 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021, autorizando que todos os entes federados possam realizar seus pagamentos retroativos caso seus períodos aquisitivos tenham sido completados durante esse tempo.

Debatedores

Confirmaram presença no debate:

  • o presidente da Pública (Central do Servidor), José Gozze;
  • o presidente do Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo, Chico Poli;
  • a presidente do Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (Sinesp), – Norma Lúcia Andrade dos Santos;
  • o diretor jurídico da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), Eduardo de Souza Maia;
  • o presidente da Associação dos Analistas Jurídicos do Ministério Público do Estado de São Paulo, Maicon Robson Zambrini;
  • a presidente da Associação de Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp), Michele Schultz Ramos;
  • o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo; e
  • a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, Walkiria Olegário Mazeto.

Comissão debate concessão de adicionais aos servidores, congelados durante a pandemia de Covid-19 appeared first on InfoMoney.

luispereira

luispereira