Em um ano de operação, confira as ações da ANE que melhoraram o sistema de abastecimento de água de Santa Rita

Conjunto de ações garantiu o resultado na queda das reclamações de qualidade da água. Segundo os registros nas plataformas de atendimento ao cliente da empresa, nos meses de abril e maio o número chegou a 0%. Em um ano à frente da gestão de água e esgotamento sanitário no município de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa-PB, a ANE tomou diversas providências eficazes para melhorar o sistema de abastecimento e resolver os problemas históricos que atingiam a população da cidade. Confira abaixo algumas das ações já realizadas pela empresa para beneficiar os moradores. A construção de 1.800 metros de extensão de uma nova adutora para abastecer os bairros Jardim Miritânia, Alto da Cosibra, e intermediações, beneficia hoje cerca de 2.100 pessoas. Outra iniciativa importante foi a reforma da bomba reserva da captação de água bruta, garantindo a continuidade do abastecimento em toda cidade. A ANE já promoveu quase mil ligações novas, o que significa que são em torno de 2.600 pessoas impactadas pelas ações de acesso à água potável. Divulgação A empresa também conseguiu aumentar a produção no poço Irmã Antonietta, reforçando o abastecimento do bairro de Marcos Moura; realizou aquisição e instalações de novos equipamentos, promove periodicamente a limpeza dos decantadores, adquiriu novos equipamentos e implantou laboratórios físico-químicos e microbiológicos para monitoramento da qualidade da água e instalou pontos de cloração nos bairros de Tibiri, Marcos Moura, Heitel Santiago, Distrito industrial e Jardim Miritânia. Em paralelo, implantou o sistema de monitoramento e controle dos níveis de todos os reservatórios da cidade, promovendo controle e gestão de todo sistema de distribuição de água na cidade. A concessionária foi pioneira no estado ao implantar o processo de automação na Estação de Tratamento de Água (ETA), realizado para dar mais eficiência em todos os serviços. A automação garante, com menor interação humana, o correto funcionamento dos processos de uma estação. O que a ANE está fazendo de melhorias agora A empresa está investindo no Projeto de Engenharia dos Sistemas de Água e Esgoto para a construção da rede de abastecimento no Jardim Carolina, bairro de Marcos Moura. As equipes da empresa estão nas ruas da localidade trabalhando para criar e implantar aproximadamente 3.700 metros de rede de água. A obra vai levar acesso à água potável para 600 famílias. Além disso, a ANE vem realizando coleta, afastamento e tratamento de esgoto. Foram realizadas desobstruções de rede, limpeza de PV (poço de visita/bueiro), novos cadastros comerciais – cadastro de rede, modernização de elevatórias com investimento em itens que promovem a segurança operacional, limpeza em todas as estações de tratamento de esgoto nas áreas urbanas e no distrito de Odilândia. ANE chegou a zerar número de reclamações Esse conjunto de ações promovidas pela empresa garantiu o resultado na queda das reclamações de qualidade da água. Segundo os registros nas plataformas de atendimento ao cliente da empresa, nos meses de abril e maio o número chegou a 0%. Previsão de investimentos e objetivos da ANE em Santa Rita A empresa prevê um investimento de pelo menos R$ 260 milhões pelos próximos 30 anos no sistema de abastecimento com várias obras, intervenções e melhorias para garantir qualidade de vida aos santa-ritenses. Respeito ao meio ambiente e metas bem estabelecidas Além do grande envolvimento e responsabilidade nas etapas de captação, tratamento e distribuição da água potável, a ANE preza pelo respeito ao meio ambiente, trabalhando para garantir a sustentabilidade das fontes produtoras e dos mananciais que recebem seus efluentes tratados. Divulgação “Para garantir essa qualidade, a ANE cumpre rigorosamente um plano de amostragem de água, analisando mensalmente mais de 120 amostras/[CS1] [CS2] mês em diversos pontos de consumo distribuídos pela cidade”, destacou o CEO do Grupo Lara, Daniel Sindicic. Geração de emprego local e atuação 24 horas por dia A empresa fomenta em média 200 empregos diretos e indiretos para a população local, garantindo um corpo técnico, administrativo e operacional qualificado, [CS3] com larga experiência nas atividades de saneamento e que atuam 24 horas para levar água de qualidade a todos os usuários da cidade, garantido assim o resultado de 36 mil ordens de serviços atendidas até a data de publicação dessa matéria.
g1 > Paraíba