GettyImages 1296142940

Uma semana após o governo sofrer derrota e precisar apoiar retirada de pauta do PL das Fake News de sessão plenária da Câmara dos Deputados, o aplicativo de mensagens instantâneas Telegram disparou aos usuários, em sua própria plataforma, um texto atacando o projeto em discussão.

A postura é uma afronta a decisão do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das milícias digitais no Supremo Tribunal Federal (STF), que, na última terça-feira, determinou que o Google e redes sociais retirassem do ar propagandas, sem identificação, contra a proposta.

Na mensagem enviada na tarde desta terça-feira (9), o Telegram diz que o projeto, uma vez aprovado, impõe “censura” e “irá acabar com a liberdade de expressão” no país.

Segundo o Telegram, o texto “matará a internet moderna” se entrar em vigor com a redação dada pelo relator, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP).

“O Brasil está prestes a aprovar uma lei que irá acabar com a liberdade de expressão. O PL 2639/2929, que foi alterado recentemente para incluir mais de 20 artigos completamente novos que nunca foram amplamente debatidos”, diz a mensagem.

“Veja como esse projeto de lei matará a internet moderna se for aprovado com a redação atual. Caso seja aprovado, empresas como o Telegram podem ter que deixar de prestar serviços no Brasil”, prossegue.

mais informações em instantes

Em ofensiva contra PL das Fake News, Telegram dispara mensagens a usuários dizendo que projeto “acaba com liberdade de expressão” appeared first on InfoMoney.

Marcos Mortari