Bolsonaro1

A operação da Polícia Federal, que cumpriu nesta quarta-feira (3) mandado de busca e apreensão na casa onde mora o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília, repercutiu no mundo político, com parlamentares e dirigentes partidários se pronunciando sobre o episódio nas redes sociais.

Um dos que se posicionaram foi o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que defendeu o ex-chefe do Executivo em post no Twitter: “Bolsonaro é uma pessoa correta, íntegra, que melhorou o país e procurava sempre seguir a Lei. Confiamos que todas as dúvidas da Justiça serão esclarecidas e que ficará provado que Bolsonaro não cometeu ilegalidades”.

Os deputados André Fernandes (PL-CE), Marco Feliciano (PL-SP); Marcelo Álvaro Antonio (PL-MG), Mario Frias (PL-SP) e Evair de Melo (PP-ES) demonstraram apoio ao ex-presidente. Álvaro Antonio e Frias integraram o governo de Jair Bolsonaro, ocupando o ministério do Turismo e a secretaria de Cultura, respectivamente.

O líderes da oposição, Carlos Jordy (PL-RJ), e da Minoria da Câmara dos Deputados, Eduardo Bolsonaro (PL-SP); e a deputada Carla Zambelli (PL-SP), também se posicionaram a favor de Bolsonaro.

Nas postagens, os aliados de Bolsonaro relacionam a ação da PF ao que atribuem como derrota do governo Lula, pelo adiamento da votação do PL das Fake News, decidido na noite de quarta-feira (2), pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) atendendo pedido do relator, Orlando Silva (PCdoB-SP).

“Bastou a primeira aparição pública com apoio grandioso da população e a primeira grande derrota no parlamento do governo para o início as retaliações. Não teremos paz, mas não recuaremos, tudo pela liberdade”, afirmou o parlamentar capixaba, fazendo referência à presença de Jair Bolsonaro na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), no feriado.

Veja as manifestações dos aliados de Bolsonaro:

Há expectativa sobre como o Congresso irá reagir aos holofotes direcionados a Jair Bolsonaro e se o episódio pode influenciar na correlação de forças da oposição ou na própria agenda de interesse do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No campo da esquerda, o líder do PSOL na Câmara dos Deputados, Guilherme Boulos (SP), e o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) demonstraram apoio ao trabalho da Polícia Federal, e a presidente do Partido dos Trabalhadores, deputada Gleisi Hoffmann (PR), chamou atenção para a tensão na capital federal, com a deflagração da operação.

Operação Venire

Os agentes da PF estão nas ruas para cumprir 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva em Brasília e no Rio de Janeiro pela operação batizada de “Venire”, que deriva do princípio “Venire contra factum proprium” − ou seja, “vir contra seus próprios atos”. Trata-se de princípio do Direito Civil e do Direito Internacional, que veda comportamentos contraditórios de uma pessoa.

A PF não pediu a prisão do ex-presidente, e os agentes estiveram na casa de Bolsonaro por aproximadamente três horas, para apreender os aparelhos celulares dele e de Michelle Bolsonaro.

A investigação apura a existência de suposta “associação criminosa constituída para a prática dos crimes de inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas SI-PNI e RNDS do Ministério da Saúde”.

Os alvos da operação teriam atuado para inserir dados de forma fraudulenta nos sistemas da pasta, entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, para que os beneficiários pudessem emitir certificado de vacinação e atender as exigências impostas pelo governo dos Estados Unidos para aqueles que desejavam visitar o país na época.

Há suspeita de que os registros de vacinação de Bolsonaro, Cid e da filha mais nova do ex-presidente, Laura, hoje com 12 anos, teriam sido forjados.

Foram presos o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid; o policial militar Max Guilherme e o militar do Exército Sérgio Cordeiro, que atuaram na segurança presidencial durante o mandato de Bolsonaro. Os agentes também detiveram João Carlos de Sousa Brecha, secretário municipal de Governo de Duque de Caxias (RJ).

Pelas redes sociais, aliados saem em defesa de Jair Bolsonaro após ação da Polícia Federal em Brasília; veja repercussão appeared first on InfoMoney.

luispereira