Lula volta a criticar juros elevados e liga Selic ao desemprego no país

mais medicos 23

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar, nesta segunda-feira (1º), a taxa Selic, que serve de parâmetro para os juros da economia do país. O índice, hoje, encontra-se em 13,75%.

Lula associou o patamar atual da Selic ao desemprego e disse que a taxa de juros é parcialmente “responsável” pela situação do país. “A gente não poder viver mais em um país aonde a taxa de juros não controla a inflação, ela controla, na verdade, o desemprego nesse país porque ela é responsável por uma parte da situação que nós vivemos hoje”, disse.

A fala do mandatário é mais uma de uma série de outras críticas contra o patamar elevado da Selic e ocorreu em evento realizado com a participação das centrais sindicais em comemoração ao Dia do Trabalhador, em São Paulo.

A taxa Selic representa os juros básicos da economia brasileira. Os movimentos da Selic influenciam todas as taxas de juros praticadas no país – sejam as que um banco cobra ao conceder um empréstimo, sejam as que um investidor recebe ao realizar uma aplicação financeira.

Isenção sobre a PLR

O presidente também anunciou nesta segunda que seu governo estuda conceder uma isenção da cobrança de imposto de renda sobre a participação nos lucros de empregados. Lula afirmou que a medida pode ser concretizada no próximo ano, sem fornecer detalhes.

“Os trabalhadores se preparem, porque a pedido das centrais sindicais, nós começamos a estudar: se o patrão não paga imposto de renda sobre o lucro, se o patrão não paga imposto de renda sobre os dividendos que ele recebe, por que os trabalhadores têm que pagar imposto no PLR?”, questionou o presidente que iniciou sua vida política no movimento sindical.

“Nós estamos estudando, quem sabe para o próximo ano, da mesma forma que um patrão que ganha milhões não paga sobre o lucro, o trabalhador não pode pagar imposto de renda sobre a participação dele no lucro da empresa.”

O presidente também comentou a recente decisão de seu governo de aumentar a faixa de isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física, que passa de 1.903 reais para 2.640 reais, reforçando a promessa de ampliar a faixa para 5 mil reais até o fim de seu mandato.

Lula lembrou ainda do novo valor do salário mínimo, em 1.320 reais, fixado por medida provisória que passa a vigorar nesta segunda-feira. Também reafirmou que encaminhará ao Congresso um projeto de lei estabelecendo nova dinâmica de reajuste real do salário mínimo de forma permanente.

A tradicional participação de Lula no evento sindical em comemoração ao 1º de Maio contrasta com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro em um dos maiores eventos do setor agropecuário, grupo que apoiou Bolsonaro em peso nas eleições de 2018.

(Com informações da Reuters)

Lula volta a criticar juros elevados e liga Selic ao desemprego no país appeared first on InfoMoney.

Equipe InfoMoney