52718903098 9359b1b859 c

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira, 26, que a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de autorizar por unanimidade a cobrança de IRPJ e CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS ajudará na recomposição do orçamento e, por causa disso, no processo de queda de juros pelo Banco Central.

Segundo Haddad, o País tem registrado boas notícias no campo inflacionário, com taxas mensais mais baixas do que o esperado, e na recomposição do Orçamento.

“Com essa taxa de 13,75% o Brasil não vai crescer. Mas criando as condições, e elas estão criadas para baixar, vamos crescer. O empresário não tem de ganhar dinheiro deixando de recolher tributo. Ele tem de ganhar dinheiro com juro baixo e investindo. É o investimento que gera lucro e que gera riqueza”, disse.

O ministro da Fazenda também afirmou que está tomando as medidas para que a reforma tributária seja aprovada ainda no primeiro semestre pelo menos na Câmara e que o arcabouço também receba o aval dos parlamentares.

“Estamos fazendo as coisas para, efetivamente, terminarmos o primeiro semestre com a reforma tributária aprovada pelo menos na Câmara, o que já é um enorme passo, arcabouço fiscal aprovado, medidas saneadoras aprovadas para ir um Orçamento bonito pro Congresso Nacional em agosto”, disse.

Segundo Haddad, a liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o julgamento do STJ não preocupa por três motivos. O primeiro é que a ação foi patrocinada pelo por um amigo da Corte amicus curiae, o que é incomum. Segundo porque não houve sorteio no tribunal. E terceiro, porque só chegou quando a sessão já tinha iniciado.

“A decisão vai dar conforto de que o arcabouço fiscal veio para ficar. Ele é estável, crível, vamos perseguir os objetivos dele. Virou uma cruzada isso aqui. Vamos tomar Jerusalém e vamos arrumar as contas públicas desse País para a gente ter paz. E parar um pouco de inventar gastos, inventar renúncia. Toda hora tem uma pressão nova. Temos de moderar as pressões, colocar tudo em ordem e o Brasil tem tudo para crescer. O interesse mundial no Brasil é enorme. Muita gente esperando uma definição dessas poucas coisas que faltam para investir no Brasil”, declarou.

Decisão do STJ sobre benefícios fiscais abre espaço para BC reduzir juros, avalia Haddad appeared first on InfoMoney.

Estadão Conteúdo