manifestacao mcamgo abr 080120231818 13

Imagens do circuito interno do Palácio do Planalto mostram que o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, esteve no edifício durante a tarde de 8 de janeiro, quando ocorreram ataques golpistas em Brasília, com a invasão e depredação da sede do Poder Executivo, e também dos edifícios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

As imagens foram obtidas e divulgadas pelo canal de televisão fechado CNN Brasil. Um dos vídeos mostra o ministro e outros integrantes do GSI no local, caminhando entre os vândalos. Em outro registro, de uma câmera instalada no terceiro andar, onde fica o gabinete presidencial, Gonçalves Dias gesticula para que os invasores deixem o prédio pela escada.

Nas gravações divulgadas pela emissora, não se percebe qualquer movimentação ou gesto dos militares com o intuito de coibir os invasores ou prender as pessoas que transitavam pelo local.

Entre os prejuízos causados pelos criminosos ao patrimônio público está a danificação de um relógio do século 17, que chegou ao Brasil pelas mãos de dom João VI em 1808. Também foram danificadas câmeras de segurança, móveis e obras de arte.

Por meio de nota divulgada em seu site, o GSI afirmou que as imagens fazem parte de inquérito policial instaurado no âmbito do STF, e que foram divulgadas sem autorização. Ainda segundo o comunicado, as condutas dos agentes no dia dos atos golpistas passam atualmente por investigação interna, e os autores serão responsabilizados se for comprovada qualquer irregularidade.

O órgão, que tem status ministerial, também afirmou que os agentes de segurança estavam no local para esvaziar o terceiro e o quarto andar do edifício, onde ficam as salas do ministério da Casa Civil e do próprio GSI. A nota também diz que os militares direcionaram todos os invasores que permaneciam no Planalto para o segundo pavimento, onde foram feitas prisões em flagrante após a chegada do reforço de agentes da Polícia Militar do Distrito Federal.

Imagens do circuito interno mostram ministro do GSI, Gonçalves Dias, no Palácio do Planalto durante atos golpistas appeared first on InfoMoney.

luispereira