Bruno Funchal reconhece importância de avanços na agenda macro, mas cobra foco na microeconomia

49502676602 e0a5dd4249 o

O CEO da Bradesco Asset Management, Bruno Funchal, elogiou nesta quarta-feira, 12, a dedicação do governo à agenda macroeconômica, mas chamou a atenção para o pouco foco na agenda micro, que, de acordo com ele, é igualmente importante.

“Para falarmos de crescimento, essa agenda fiscal é muito importante, mas tem uma agenda micro que envolve as reformas trabalhista e previdenciária, que deram resultados que precisam ser mantidos, e tem a reforma tributária”, disse Funchal ao participar do painel “Perspectivas para investimentos – Um panorama do cenário econômico atual”, do evento BTG Together 2023.

Para Funchal, a agenda macroeconômica está caminhando bem, mas é preciso avançar na agenda microeconômica. Neste contexto, ele reitera que avançar na direção de simplificar o regime tributário também é importante.

Fiscal

Ao colocar sua visão sobre a pauta fiscal durante o evento, Funchal, que foi secretário especial do Tesouro e Orçamento no governo anterior, disse ser importante começar agora a discussão da regra que vai substituir o teto, lembrando que o ano começou com gastos contratados e incertezas fiscais, com reflexos nos prêmios de risco.

Ele considerou ser positivo a dívida ter agora uma trajetória mais comportada, já que a proposta para um marco fiscal coloca limites na expansão dos gastos, com regra que gera alguma poupança.

O desafio, ponderou, está em como o novo arcabouço vai enfrentar as despesas obrigatórias e o excesso de indexação das despesas, considerando que as receitas são mais voláteis do que as despesas.

Bruno Funchal reconhece importância de avanços na agenda macro, mas cobra foco na microeconomia appeared first on InfoMoney.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo