Semana Santa: Conheça os benefícios do peixe, rico em ômega 3 e gorduras insaturadas

Uma tradição muito forte na Semana Santa é o consumo de peixe, que é ligado a prática do jejum e abstinência, ao lado das obras e ações de caridade indicado pela igreja como uma prática de devoção no período da quaresma. Na fé católica, o jejum é obrigatório na Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa, e substituir a carne por peixe é uma ação bastante comum do fiel. Mas as propriedades nutricionais dos pescados fazem deles uma ótima alternativa de proteína para uma alimentação saudável durante o ano inteiro.

O peixe traz vários benefícios para a saúde, segundo a nutricionista Ingrid Rafaella, especialista em Nutrição Clínica e docente da UNINASSAU Petrolina, por ser uma ótima fonte de proteína e gorduras boas. A especialista reforça que o Peixe é rico em vitaminas (especialmente a vitamina D), minerais e ômega 3.  “Toda essa composição ajuda a combater algumas doenças, especialmente as cardiovasculares”, acrescenta.

Ela orienta que uma das formas mais saudáveis, de comer peixe, é assado ou cozido, pois na forma frita ao óleo pode trazer riscos à saúde. “Entretanto, o peixe cozido precisa de uma atenção especial quanto aos complementos usados na preparação; como a adição de creme de leite e azeite de dendê, que por vezes pode deixar o prato mais calórico”, explicou.

A docente ainda ressalta que tanto o peixe quanto a carne vermelha possuem valor nutricional semelhante, mas o consumo do peixe implica em uma digestão mais fácil devido ao menor teor de gorduras e a presença de nutrientes importantes como ômega 3 e gorduras insaturadas.

“Esses fatores deixam o peixe com um perfil mais saudável se compararmos com a carne vermelha, já que ela possui uma digestão mais lenta e com um teor, a depender do corte, maior de gorduras saturadas”, pontua.

Isso deixa (o peixe) com um perfil mais saudável, se compararmos com a carne vermelha, já que esta possuí uma digestão mais lenta e com um teor, a depender do corte, maior de gorduras saturadas”, pontua.

Por Renato Araújo -Assessor de Imprensa 

Foto: Divulgação

Edmilson Pereira

Edmilson Pereira