Sebrae 50 anos: confira história de quem há cinco décadas atua no apoio aos pequenos negócios


Instituição foi implantada na Paraíba na década de 1970, realizando diagnósticos setoriais para setor industrial Década de 1990 - Luiza Motta nasceu sob administração do Sebrae PB para ser voltado à venda em atacado Divulgação/Sebrae PB Com uma história que caminha lado a lado com a evolução dos pequenos negócios e sua crescente importância na economia do país, o Sebrae completa, em 2022, 50 anos de história. Na Paraíba, a instituição acompanhou diversos marcos na economia do estado, desde a época em que a sociedade ainda era predominantemente industrial, no crescimento de novos segmentos econômicos, informatização das empresas, surgimento de negócios digitais até os tempos atuais. Década de 1970 Na década de 1970, na Escola Politécnica na cidade de Campina Grande, foi instituída a semente do que no futuro seria o Sebrae: surgiu o Núcleo de Assistência Industrial da Paraíba - o NAI/PB, com o objetivo de promover a execução do programa de assistência à pequena e média empresa industrial da Paraíba. Produzindo diagnósticos setoriais e produção de um banco de dados com informações sobre o cenário econômico da Paraíba, foi ainda na década de 1970, mais precisamente em 1975, que foi inaugurada a sede própria do Sebrae em João Pessoa, no Bairro dos Estados, onde funciona até hoje. 1970 - Sala NAI Divulgação/Sebrae Década de 1980 Marcado por um forte processo de interiorização, com a abertura de diversas agências no estado (Patos, Catolé do Rocha, Itaporanga e Sousa). Ainda na década de 1980, em 86, foi a vez do município de Guarabira. O período também foi de transformações, com a mudança de NAI-PB para CEAG - Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa, em 1981. A partir de então, estabeleceu-se no próprio nome do órgão seu objetivo maior de aumentar a participação das micro, pequenas e médias empresas no processo de desenvolvimento do estado da Paraíba. Década de 80 - NAI PB se transforma em CEAG em 1981 Divulgação/Sebrae A partir de 1981, foi realizada a série "Estudo de Oportunidade de Investimento", que tinha como objetivo estimular os investimentos de potenciais empreendedores a partir da identificação de oportunidades, considerando as potencialidades em alguns segmentos e regiões do estado. Foi assim que começaram a ser feitos investimentos em potenciais econômicos que até então passavam despercebidos, como o sisal, a cerâmica vermelha, a banana passa e as redes de dormir, essas produzidas no município de São Bento e no distrito de Aparecida, em Sousa. Em 1984, também, o Sebrae realizou a sua primeira feira de negócios: a Feneg, Feira de Negócios do Brejo Paraibano, um evento multisetorial. Também nessa década surgiram algumas associações empresariais na Paraíba. Década de 1990 Transformação do Ceag/PB em Sebrae/PB, o que lhe garantiu uma maior autonomia e, com isso, uma maior capilaridade no atendimento aos pequenos negócios. Houve também a instalação do Balcão Sebrae, hoje conhecido como o setor de orientação empresarial da instituição, que trouxe a meta de sair dos "milhares para os milhões" de atendimentos. Em 1994, foi inaugurado o Central de Comercialização da Pequena Indústria da Paraíba, atual Shopping Sebrae. Divulgação/Sebrae Outro destaque da década é que em 1996 o Sebrae lançou sua Home Page, disponibilizando sua história, produtos, serviços e muito mais na internet. Esta ação foi um passo gigantesco para o crescimento da instituição, que alcançou mais visibilidade com o seu público, levando conteúdos e orientações acessíveis a qualquer pessoa. Além disso, em 1995 foi inaugurada a sede própria do Sebrae de Campina Grande, com o objetivo de estabelecer uma estrutura que atendesse aos pequenos negócios locais e de municípios cincunvizinhos. Foram instalados também os escritórios regionais de Pombal e Cajazeiras, e em 1994 foi inaugurado, em João Pessoa, a Central de Comercialização da Pequena Indústria da Paraíba (CCPIP), atualmente conhecida como Shopping Sebrae. Década de 2000 Chegado um novo milênio, o Sebrae Paraíba deu início a um programa cujo objetivo era desenvolver o Cariri paraibano: com o Pacto Novo Cariri – Projeto de Desenvolvimento Regional e Integrado e Sustentável do Cariri Paraibano –, a partir do ano de 2000 foram realizadas ações de políticas públicas planejadas, acesso à informação, tecnologias e capacitação para estimular o trabalho coletivo por meio de associações, cooperativas e consórcios que possibilitaram à comunidade a conquistar mais qualidade de vida e perspectivas de crescimento econômico para a região. Década de 2000 - Pacto Novo Cariri Divulgação Sebrae A caprinovinocultura foi a primeira atividade beneficiada com as ações de capacitação do Pacto, que vão desde a organização dos produtores, treinamentos e consultorias especializadas, até o apoio na busca de mercados e comercialização dos produtos. Com o desenvolvimento do Programa, outro produto que passou a se destacar na Paraíba por meio do apoio do Sebrae foi a Renda Renascença, que em 2021 foi reconhecida, em lei, como patrimônio imaterial da Paraíba. Outros destaques da década são: o projeto Promos, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que atuou na Paraíba entre os anos de 2001 e 2008, melhorando de forma especial o desenvolvimento do setor calçadista no estado; o lançamento da Biblioteca do Empreendedor Sebrae; e a realização da primeira Feira do Empreendedor na Paraíba, em 2003, com o tema "Bons ventos para o seu negócio". Década de 2010-2022 Na década de 2000, o Sebrae atuou fortemente na difusão dos benefícios alcançados com a instituição da figura do MEI que surgiu em 2008, com a Lei nº128 buscando facilitar a legalização de empreendedores com faturamento de até R$ 36 mil anuais, que, até então, desempenhavam diversas atividades sem nenhum amparo legal ou segurança jurídica. Anualmente passou a ser realizada a Semana do MEI, para incentivar a formalização dos microempreendedores individuais, com ações em todo o estado. Também na década foi feita a inauguração da nova agência de Patos e criação da Agência Regional Sul em João Pessoa são alguns dos marcos dessa década. Década de 2010 Distribuição/Sebrae Com a pandemia de Covid-19, o Sebrae se reinventou, junto aos pequenos negócios, para, assim, continuar os auxiliando. Os canais remotos de atendimento, como a Central de Relacionamento Sebrae, e o WhatsApp da instituição, passaram a ser fundamentais na promoção de capacitações e na orientação empresarial. Outra ação realizada pelo Sebrae foi a produção da pesquisa "O impacto do coronavírus nos pequenos negócios", em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que contou com 14 edições. Os levantamentos realizados mostraram-se fundamentais para acompanhar as principais dificuldades dos empreendedores e, assim, poder oferecer soluções alinhadas às suas realidades.
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