Pelo futuro do trabalho, Mundo SENAI reúne estudantes e empresários para falar sobre oportunidades do mercado de trabalho e inovação

O evento aconteceu entre os dias 08 e 10 em todos os departamentos regionais. A programação teve o foco na inovação, no mercado de trabalho e no empreendedorismo. Mundo SENAI reúne estudantes e empresários para falar sobre oportunidades do mercado de trabalho. Divulgação O SENAI é uma instituição dinâmica e de destaque no que diz respeito à educação profissional e à inovação. Anualmente, realiza nacionalmente o Mundo SENAI, um evento focado na apresentação dos serviços oferecidos. O evento é feito por todos os departamentos regionais, que realizam, simultaneamente, programações próprias. Na Paraíba, o Mundo SENAI aconteceu em formato híbrido, com atividades presenciais nas unidades de Sousa, Campina Grande e João Pessoa. A transmissão foi feita a partir da Casa FIEP, ambiente recém-inaugurado pelo Sistema Indústria, em João Pessoa, para apresentar os serviços do SESI, SENAI e IEL de forma imersiva. A gerente executiva do departamento regional da Paraíba, Daniela Almeida, explica que há 10 anos o SENAI abre suas portas, para que a sociedade conheça como a instituição atua e que serviços são oferecidos. “O evento acontece de forma híbrida, aberto à comunidade em geral, com as nossas unidades recebendo visitas de alunos de escolas públicas e privadas. Temos um mundo de oportunidades com foco no futuro do trabalho, com temas como inovação, sustentabilidade, carreira, indústria 4.0 e tendências do mercado de trabalho”, explicou. Este ano o destaque da programação do Mundo SENAI é a inovação, o mercado de trabalho e o empreendedorismo. No primeiro dia, o instrutor do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial de Campina Grande, Lucas Rickárdson, realizou uma palestra sobre evoluções educacionais, fazendo um apontamento sobre o imediatismo da sociedade e o consumo das plataformas digitais na aprendizagem. Além disso, a instrutora técnica do Centro de Educação Professor Stenio Lopes, Desirrê dos Santos, também proferiu uma palestra sobre o uso da plataforma Canva para a criação de currículos criativos, e a instrutora do Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho de João Pessoa, Elizangela de Souza, falou sobre tendências para o futuro do trabalho. Já na quarta-feira, 09, a interlocutora regional da Saga SENAI de Inovação, Tayze Aguiar, abriu a programação local com a palestra “Empreender com impacto social: vamos ou bora?”, falando sobre empreendedorismo e seus efeitos na sociedade. Em seguida, o supervisor de Estratégias Educacionais, Thiego Brandão, falou sobre a Olimpíada do Conhecimento, competição de educação profissional e tecnológica realizada pelo SENAI. O docente e responsável pelas ações de inovação no Centro de Tecnologia do Couro e Calçado Albano Franco de Campina Grande, Gabriel Gonçalves, explicou o conceito de inovação e como ela acontece em todos os âmbitos da sociedade em sua palestra “O que é inovação, Inovação no Brasil, na Paraíba e no SENAI?”. Além disso ainda houveram mesas-redondas sobre “NFT e novas tecnologias para os negócios”, “Jogos Digitais: o mercado do futuro”, “Novas habilidades do futuro do trabalho” e “Como conseguir um emprego?”. Durante o evento, houve sorteio de brindes e visitas técnicas nas unidades do SENAI. Divulgação No terceiro e último dia de programação, o Mundo SENAI recebeu a gerente de RH da FIEP, Daniele Tavares, para falar sobre carreira e mercado de trabalho, e a coordenadora de Educação do SENAI da Paraíba, Renata santos, que palestrou sobre “Aprendiz, SENAI e empresa”, com foco na importância do Jovem Aprendiz em uma empresa e na aprendizagem industrial. Além disso, a Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul integrou a programação com uma palestra sobre inovação profissional, o SENAI de Rondônia falou sobre “Competências do paradigma digital”, o departamento regional da Bahia sobre carreira e oportunidades. Além das palestras e workshops, durante o evento foram realizados diversos sorteios de brindes para os participantes e visitas técnicas nas unidades do SENAI pelo estado. Joyce Sabrina, estudante do terceiro ano do ensino médio, foi com sua turma até o Centro de Formação Professor Stenio Lopes, no bairro da Prata, em Campina Grande, para conhecer as oportunidades que o SENAI oferece e sobre o mercado de trabalho. “É a primeira vez que venho e tive uma experiência muito bacana. Conheci sobre vários cursos e isso abre muito nossa mente, nos ajuda a ter uma perspectiva de carreira. Além disso, eu imaginava que seria algo com cara de sala de aula, mas a visita aconteceu de uma forma bem dinâmica”, disse a estudante. Ao todo foram mais de 30 horas de programação transmitidas ao vivo no canal oficial do SENAI da Paraíba. Para rever a programação, acesse o canal do SENAI no YouTube.
g1 > Paraíba