Campina Grande concentra mais de 20% das indústrias da Paraíba

A cidade que é destaque na cultura, desponta como uma das principais cidades do interior do Nordeste e um grande polo industrial. São mais de 1.500 indústrias no município, o que corresponde a cerca de 22% do parque industrial do estado. Os dados são do Observatório da Indústria da FIEP. Campina Grande se destaca no setor industrial Foto/Divulgação Segundo dados levantados pelo Observatório da Indústria/FIEP, a Paraíba possui um parque industrial com 6.891 indústrias, sendo que 50% delas são de Transformação, 45,5% da Construção Civil, 2,3% de Serviços e 1,7% Extrativa. Nesta conjuntura, Campina Grande desponta como uma cidade industrializada, reunindo 1.524 indústrias, o que representa aproximadamente 22% do total de indústrias da Paraíba, ficando atrás apenas da capital João Pessoa, que possui 2.400 empresas industriais. Por outro lado, supera cidades como Cabedelo, que têm 305 indústrias; Patos, com 302 e Sousa, com 203. Em relação aos segmentos industriais, a Rainha da Borborema possui uma diversificação, concentrando 728 indústrias da Construção Civil, 209 de Alimentos e Bebidas, 78 Metalúrgicas, 74 Têxtil e 61 de Calçados, segmentos que representam 75% do Parque Industrial da cidade. Com o passar do tempo, o setor industrial se fortaleceu em Campina Grande, basta ver que em 2016 existiam 1.422 indústrias e, em 2020, esse número saltou para 1.524. Além de concentrar um número significativo de indústrias, o município possui as mais tecnológicas do estado. A Paraíba possui 956 estabelecimentos no setor industrial, com alta, média-alta e média tecnologias, e Campina Grande lidera o ranking com as 238 empresas industriais que mais empregam tecnologia no seu processo produtivo, superando inclusive João Pessoa, Cabedelo e Santa Rita. Empregabilidade No setor industrial, Campina Grande está apenas atrás de João Pessoa e já reúne 1.524 indústrias. Foto/divulgação Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), Campina Grande registra um total de 106.341 trabalhadores, o setor de serviço representa 58% e a indústria fica em segundo lugar com o número de empregabilidade do município representando 22% do total. O Segmento Industrial que mais emprega é a indústria de transformação, com um total de 18.062 trabalhadores. Em comparação com o ano de 2021, o número cresceu 8% em 2022. Conforme dados do IBGE, o PIB da cidade é de cerca de R$ 9,5 bilhões de reais, sendo 46% gerado pelo setor de serviços e 21% pela indústria.
g1 > Paraíba