Câmara aprova urgência para votar desoneração da folha para 17 setores até 2027, mas tem impasse sobre municípios

img20230614200151481

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (29), regime de urgência para um projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de pagamentos para 17 setores da economia até 2027 (PL 1016/2023).

O texto, que já passou pelo aval do Senado Federal, representa o risco de perda de arrecadação para o governo federal por um período mais longo do que o esperado pela equipe econômica e ocorre no momento em que a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta encaminhar ao parlamento medidas com impacto fiscal para cumprir o objetivo de zerar o déficit primário em 2024.

Os deputados vão analisar uma proposta de desoneração da folha que substitui a contribuição previdenciária patronal, de 20% sobre a folha de salários, por alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta. A ideia é que esse mecanismo reduza os encargos trabalhistas dos setores desonerados e estimule a contratação de pessoas.

O projeto prorroga até 31 de dezembro de 2027 essa desoneração para 17 setores da economia com maior impacto sobre o mercado de trabalho.

A versão aprovada pelos senadores também prevê a redução da contribuição social de 20% para 8% sobre a folha de pagamento de cidades com até 142.633 habitantes ‒ ponto que, caso mantido pelos deputados, ampliará o impacto da matéria sobre as contas públicas. A medida deve contemplar mais de 3 mil municípios e 40% da população.

Em entrevista a jornalistas antes da sessão plenária, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que o projeto será votado na quarta-feira (30), mas que ainda não havia sido construído consenso entre os líderes sobre a questão previdenciária dos municípios.

Ele também criticou o governo por ter permitido a aprovação em caráter terminativo nas comissões do Senado Federal e agora tentar barrar a medida na Câmara dos Deputados ‒ casa mais sensível aos pleitos dos prefeitos, a pouco mais de um ano das eleições municipais.

“O governo não se posicionou claramente com tanta incisividade no Senado, essa matéria foi votada terminativa numa comissão, e o momento em que chega na Câmara não é fácil. Estamos tentando dar uma solução. A Câmara e os líderes têm se queixado de matérias mal conduzidas do Senado para a Câmara”, disse o parlamentar.

Durante a tramitação da matéria na Câmara dos Deputados, o líder da bancada do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), apresentou uma emenda que aumenta a preocupação do governo. O dispositivo busca ampliar a desoneração para todos os municípios do país.

Além dos critérios de limitação a partir do Produto Interno Bruto (PIB) ou da população dos municípios, a possibilidade de definição a partir do IDH surgiu como uma terceira proposta durante reunião entre líderes partidários. O martelo deverá ser batido amanhã.

Na mesma sessão plenária, os deputados aprovaram requerimentos de urgência para outros dez projetos de lei. Veja a lista:

  • PL 5228/19, do Senado, que diminui encargos das empresas para estimular a concessão de primeiro emprego a jovens;
  • PL 1832/22, do deputado Igor Timo (Pode-MG), que permite às instituições de longa permanência para idosos a compra de equipamentos e medicamentos para promover a saúde e a qualidade de vida dos idosos que nelas residem;

  • PL 335/19, da deputada licenciada Carmen Zanotto (SC), que determina ao poder público divulgar a lista de espera, por vagas, nos estabelecimentos de educação básica de suas redes de ensino;

  • PL 309/23, da deputada Maria Rosas (Republicanos-SP), que disciplina o acesso das equipes de saúde à capacitação em procedimentos humanizados e qualificados de atenção a mulheres vítimas de violência;

  • PL 1891/23, da deputada Renata Abreu (Pode-SP), que altera o Código Penal para tipificar o estupro na modalidade virtual;

  • PL 3050/23, do deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), que inclui pessoas com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) entre os beneficiados pelo acompanhamento integral nas escolas das redes pública e privada;

  • PL 5649/19, da ex-deputada e atual senadora Professora Dorinha Seabra Rezende (União-TO), que permite aos institutos federais concederem bolsas de pesquisa, desenvolvimento, inovação e intercâmbio a servidores ou pesquisadores de empresas envolvidos nas atividades;

  • PL 1825/23, do deputado Rodrigo Gambale (Pode-SP), que cria a Semana Cultural Interescolar nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil;

  • PL 2306/23, do deputado Bruno Ganem (Pode-SP), que permite a presos e condenados por crimes não violentos prestarem serviços em entidades de abrigos públicos de proteção a animais como forma de cumprimento de pena; e

  • PL 3780/23, do deputado Kim Kataguiri (União-SP), que aumenta as penas para os crimes de furto e roubo.

Semana que vem
O presidente da casa legislativa, Arthur Lira, anunciou para a próxima semana a votação do Projeto de Lei 2685/22, que trata do endividamento das famílias e do crédito rotativo e parcelado. O texto também vai conter as regras do programa Desenrola.

“Foi discutido hoje para que as lideranças pudessem conhecer o texto para ser votado na semana que vem”, disse.

A regulamentação dos jogos (PL 3626/23) é outro projeto, que segundo Lira, pode ser analisado na semana que vem. O texto tem urgência constitucional e passa a trancar a pauta no dia 9.

(com Agência Câmara)

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

Câmara aprova urgência para votar desoneração da folha para 17 setores até 2027, mas tem impasse sobre municípios appeared first on InfoMoney.

Marcos Mortari

Marcos Mortari

Lei Organica Nacional

Lei organica Nacional

FEIPOL – NE

feipol

COBRAPOL

COBRAOL

NOVA CENTRAL SINDICAL

App do Sindao, disponível no Google Play