[VÍDEO] Esquerda israelense canta em protesto música “Pra não dizer que não falei de flores”, de Vandré

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra manifestantes da esquerda israelense cantando o hino contra a ditadura militar brasileira “Pra não dizer que não falei das flores” (Caminhando), de 1968, do cantor e compositor paraibano Geraldo Vandré, de 87 anos, que foi perseguido e exilado durante regime.

Confira:

 

Desde que o governo de Israel revelou o pacote de reformas em janeiro, dezenas de milhares de israelenses se juntaram a manifestações semanais no que se tornou o maior movimento de protesto da história do país — um que dividiu a nação. Enquanto os protestos abalaram muitas cidades, incluindo Jerusalém, o epicentro foi o centro comercial de Tel Aviv, onde os manifestantes se reuniram todos os sábados contra o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

No último dia 24 de julho, o parlamento israelense aprovou parte da reforma do Judiciário que limita a capacidade da Suprema Corte de anular decisões tomadas pelo governo. Apesar das tentativas de negociação com a oposição e dos protestos, a coalizão do primeiro-ministro de Israel, , obteve o aval para a polêmica mudança no sistema judicial.

Sobre Vandré

Geraldo Pedrosa de Araújo Dias, mais conhecido como Geraldo Vandré, nasceu em João Pessoa, na Paraíba, no dia 12 de setembro de 1935. Cantor, compositor, advogado e poeta, sua trajetória é das mais controversas na música brasileira. Após surgir como ícone da música de protesto contra a ditadura e um dos nomes de maior destaque dos festivais da canção, Vandré, perseguido pela ditadura, se exilou em países como Chile, Peru e Argélia.

Ao retornar ao Brasil, com o fim do regime, renegou sua obra anterior e passou a ficar recluso, evitando os holofotes. Vandré teria sido torturado pela ditadura. “Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores” e “Disparada” são seus maiores sucessos. A segunda foi lançada por Jair Rodrigues, no Festival da Canção.

[VÍDEO] Esquerda israelense canta em protesto música “Pra não dizer que não falei de flores”, de Vandré apareceu primeiro em WSCOM.

Cristiane Cavalcante

Cristiane Cavalcante