Polícia Federal e CGU deflagram nova fase da Operação Sem Desconto e cumprem mandado em Sapé, na Paraíba

Ação investiga esquema nacional de descontos indevidos em aposentadorias e pensões; 63 mandados são cumpridos em 14 estados e no DF
A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, na manhã desta quinta-feira (13), uma nova fase da Operação Sem Desconto, que apura um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Na Paraíba, um mandado judicial foi cumprido no município de Sapé, na região da Mata. A operação também acontece em outros 13 estados e no Distrito Federal.
De acordo com a PF, os investigados podem responder pelos crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de ocultação e dilapidação patrimonial.
Ao todo, a operação cumpre 63 mandados de busca e apreensão, 10 de prisão preventiva e outras medidas cautelares diversas da prisão nos estados do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.
A ação é resultado de investigações que identificaram descontos irregulares realizados em benefícios previdenciários sem autorização dos titulares, por meio de associações e entidades de fachada.
Denúncias
A CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), mantém o canal Fala.BR para o envio de denúncias anônimas relacionadas à operação ou a outras irregularidades.
Para registrar uma denúncia, o cidadão deve acessar a plataforma https://falabr.cgu.gov.br
, selecionar a opção “Operações CGU” no campo “Assunto” e informar o nome da operação e o estado correspondente.
Redação



