Incêndio criminoso em área de vegetação no Sertão é investigado pela Polícia Civil

O incêndio que há quatro dias atinge uma área de vegetação na Serra de São José do Bonfim, no Sertão da Paraíba, será investigado pela Polícia Civil da Paraíba. De acordo com o delegado Claudinor Lúcio, responsável pela unidade da policia investigativa da cidade, as chamas têm indícios de ação criminosa e nesta terça-feira (16), está sendo instaurado um inquérito para apurar a origem das chamas.

“Na manhã de hoje, dia 16 de setembro, eu vim aqui na cidade de São José do Bonfim, onde eu também respondo pela delegacia da cidade, com a determinação do Dr. Cristiano, nosso superintendente aqui da área. Em contato com o Corpo de Bombeiros, verificamos que esse incêndio que está ocorrendo aqui na Serra é um incêndio criminoso”, revelou o delegado.

Segundo Claudinor, o objetivo das investigações é identificar os responsáveis pela ação criminosa para que essas pessoas respondam judicialmente.

“Já vou instaurar um inquérito hoje para a gente começar a investigar e evidenciar quem são os autores desses focos de incêndio, que estão trazendo tantos prejuízos ao meio ambiente e à população da cidade de São José do Bonfim”, afirmou.

As chamas começaram no fim de semana e se espalharam rapidamente pela área de vegetação. Equipes do Corpo de Bombeiros seguem em atuação contínua, mas o terreno íngreme e de difícil acesso tem dificultado o controle.

Além da devastação da flora, o fogo preocupa moradores pelo risco de avanço a áreas próximas e pela fumaça que se espalha sobre o município. Órgãos ambientais e de segurança alertam que, além do impacto imediato, o incêndio pode provocar danos duradouros à biodiversidade local.

PB Agora

Redação

Redação

feipol