Empresa de abate de aves é embargada em João Pessoa por despejo irregular de esgoto no Rio Cabelo
Uma empresa do setor avícola localizada no Distrito Industrial de Mangabeira, em João Pessoa, foi embargada e multada por crime ambiental após ser flagrada despejando esgoto sem tratamento diretamente em afluentes do Rio Cabelo. A ação ocorreu nesta quarta-feira (30), no âmbito da Operação Praias Limpas, coordenada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).
Durante a vistoria técnica, foi constatado que os efluentes industriais estavam sendo despejados de forma irregular na rede de drenagem pluvial, sem qualquer tipo de tratamento. Para identificar o dano ambiental, a Sudema utilizou equipamentos de vídeo inspeção por robô e insuflador de fumaça, que confirmaram a existência de uma ligação clandestina feita para desviar o fluxo dos efluentes do trajeto legal, que deveria conduzi-los ao sistema de tratamento da própria empresa.
Como resultado da infração, a empresa teve suas atividades suspensas até que todas as irregularidades sejam corrigidas, e foi autuada com uma multa de aproximadamente R$ 10 mil. O responsável pelo empreendimento foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos.
A operação contou com a participação de equipes técnicas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e do Batalhão de Polícia Ambiental.
PB Agora