Polícia Federal deflagra operação contra fraudes no seguro-defeso no Sertão

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30), a Operação Rede de Arrasto, com o objetivo de combater crimes de estelionato majorado, lavagem de dinheiro e associação criminosa no município de Diamante, no Sertão da Paraíba.

A ação cumpriu três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 16ª Vara Federal da Paraíba, todos executados em locais do próprio município. As investigações apontam que o principal investigado é o presidente de uma colônia de pescadores da cidade.

Segundo a PF, há indícios de que o suspeito promovia cadastros fraudulentos de pessoas que nunca exerceram atividade pesqueira, apresentando-as como pescadores artesanais. Para isso, cobrava cerca de R$ 1.000,00 por cadastro, com o objetivo de obter, de forma indevida, o benefício do seguro-defeso, pago pelo Governo Federal durante os períodos em que a pesca é proibida.

O seguro-defeso é um benefício concedido para garantir a subsistência de pescadores artesanais durante a paralisação da atividade pesqueira, determinada por lei para preservação das espécies. A fraude compromete o uso correto de recursos públicos e pode prejudicar quem realmente depende do benefício.

PB Agora

Redação

Redação

feipol