Paraíba tem a menor taxa de roubos e furtos de celulares no Brasil
A Paraíba é o estado com a menor taxa de roubos e furtos de celulares no país, em 2024. A informação foi destaque em publicações do Centro de Liderança Pública – CLP nessa terça-feira (29), com base nos dados do Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2025. No ano passado, a taxa de ocorrências foi de 126,8 casos a cada 100 mil habitantes, com 5.256 roubos e furtos de aparelhos celulares. Em comparação ao ano de 2023, houve uma redução de 21,7%, quando o estado havia apresentado uma taxa de 148,5 (5.903 aparelhos roubados ou furtados), o que demonstra uma queda progressiva em território paraibano.
O estado também segue na liderança nacional em menor número de ocorrências nos dados isolados referentes aos furtos, que indicam subtração de aparelhos celulares sem violência ou grave ameaça. Em 2024, a taxa foi de 76,6 casos por 100 mil habitantes. O segundo lugar no país foi o Rio Grande do Sul, com taxa de 106,2.
Para o secretário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, os números divulgados pelo CLP, com base no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, reforçam o compromisso contínuo do Governo da Paraíba com a preservação da ordem pública, a valorização das forças de segurança e o investimento em inteligência e tecnologia. “Somos o estado com a menor taxa de roubos e furtos de celulares no país em 2024, além de liderarmos no menor número de furtos isoladamente, e isso não é apenas um dado estatístico. É um reflexo direto de uma política pública focada na prevenção, através da presença efetiva nas ruas e do trabalho de inteligência. A redução de 21,7% nas ocorrências em relação ao ano anterior é um indicativo claro de que as ações estão no caminho certo, com impacto real na vida das pessoas”, declarou.
Programa Recupera – De acordo com o Anuário, um dos fatores relevantes para a redução desse tipo de ocorrência no estado é a realização de programas estaduais de recuperação de celulares. Das 27 unidades federativas, a Paraíba figura entre os 13 que possuem programas estruturados. Desde 2024, o ‘Recupera’, desenvolvido pela Polícia Civil da Paraíba, já devolveu aos proprietários mais de 2 mil aparelhos roubados ou furtados, segundo dados da Delegacia Geral de Polícia Civil.
Estado mais seguro do NE – A Paraíba ainda foi apontada pelo Anuário 2025 do FBSP como o estado mais seguro do Nordeste e o sétimo mais seguro do Brasil em relação ao total de roubos. Houve uma redução de 22,4% das ocorrências, quando comparadas ao ano anterior.
A classificação contabiliza o número de roubos por 100 mil habitantes em todas as unidades da federação. O indicador avalia não apenas os crimes patrimoniais, mas também a capacidade dos governos estaduais de proteger a população por meio de ações preventivas, investimentos em inteligência policial e atuação integrada das forças de segurança.
Secom-PB