PF deflagra operação contra organização que movimentou R$ 89 mi no tráfico; chefe atuava da PB
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (29), a Operação Column, com o objetivo de desarticular e descapitalizar uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas. As investigações apontam que o grupo movimentou mais de R$ 89 milhões em apenas três anos de atuação.
A ofensiva contou com a participação de 70 policiais federais, que cumpriram 36 ordens judiciais expedidas pela Justiça do Distrito Federal. As ações foram realizadas no próprio DF e nos estados de Goiás, Paraíba e Maranhão, com apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do DF (FICCO/DF) e do Batalhão de ROTAM da PMDF.
Ao todo, foram cumpridos:
- 3 mandados de prisão;
- 15 mandados de busca e apreensão;
- 18 ordens de constrição patrimonial, como bloqueio de bens e valores.
As investigações, iniciadas em fevereiro deste ano, revelaram que o líder da organização criminosa atuava a partir da Paraíba, coordenando as ações com o auxílio de um gerente e diversos operadores instalados no Distrito Federal. A estrutura contava com empresas de fachada e “laranjas”, que eram responsáveis por lavar o dinheiro do tráfico e ocultar a origem ilícita dos recursos movimentados.
A Polícia Federal apura agora o destino dos valores e a extensão dos ativos ocultos pelo grupo. Os envolvidos podem responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. A operação segue em andamento.
PB Agora