Operação cumpre mandados na PB e em outros 10 estados contra grupo suspeito de tráfico e homicídios
Uma grande operação de combate ao crime organizado foi deflagrada na manhã desta terça-feira (15) na Paraíba e em outros dez estados brasileiros. Trata-se da Operação Kéfale, conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (FICCO-PE), com apoio das FICCOs locais e de mais de 400 agentes das forças de segurança.
A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa com atuação interestadual, especializada no tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios. Segundo a Polícia Federal, o grupo movimentava uma complexa rede de distribuição de entorpecentes que utilizava rotas internacionais, com base de operações em Porto de Galinhas (PE) e ramificações em outras regiões, incluindo a capital pernambucana e sua região metropolitana.
Na Paraíba, estão sendo cumpridas ordens judiciais de prisão e busca e apreensão contra membros da organização. No total, a operação realiza o cumprimento de 60 mandados de prisão preventiva e 49 mandados de busca e apreensão, além de medidas assecuratórias contra os bens dos investigados.
As investigações revelaram uma cadeia de comando bem definida, com lideranças atuando em diversos estados e exercendo controle violento nas áreas dominadas. As ordens criminosas partiam de diferentes regiões do país, com foco na manutenção do tráfico e no cometimento de homicídios ligados à disputa por territórios.
Além da Paraíba e de Pernambuco, a operação ocorre também nos estados do Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins e Rondônia.
As medidas foram autorizadas pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Ipojuca (PE).
PB Agora