Excesso de álcool e agressão física lideram atendimentos de equipes de saúde na Via Folia durante final de semana em JP

As equipes de Saúde da Prefeitura de João Pessoa, que estão atuando nas festividades de pré-carnaval, realizaram cerca de 90 atendimentos durante o final de semana – sexta-feira (21), sábado (23) e domingo (24). Os números são referentes às assistências prestadas aos foliões que foram curtir a abertura do Folia de Rua, bem como os Bloco dos Atletas, Banho de Cheiro e Virgens de Tambaú.
 
Só dos blocos que desfilaram na Via Folia, na Epitácio Pessoa, foram registrados quase 80 atendimentos. Desses, 34 aconteceram nos blocos dos Atletas e Banho de Cheiro; enquanto que 39 foram nas Virgens de Tambaú.
 
“Mesmo com a quantidade de pessoas que foram curtir os blocos, tivemos um final de semana relativamente tranquilo. Entendemos também que o número apresenta subnotificação, uma vez que nem todos buscam atendimento durante a festa. Mas nossa equipe estava preparada e seguiremos assim nos próximos dias de festas, com equipe extra que não compromete o atendimento cotidiano para as pessoas que estejam em outras localidades”, destaca o superintendente de assistência pré-hospitalar da SMS, Alexandre Ítalo.
 
As principais causas dos atendimentos foram devido ao excesso de álcool, agressão física, síncope e mal-estar, além de crises de ansiedade. A maior parte do público que buscou assistência médica era mulher. Ao todo, 14 pessoas precisaram ser removidas para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou hospitais, como o Complexo Hospitalar de Mangabeira e o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, que faz parte da rede estadual.
 
Ações nos blocos – As equipes de Saúde seguem com plano operacional para prestar assistência em todos os blocos do Folia de Rua. Além do atendimento clínico, a Secretaria de Saúde de João Pessoa também segue com assistência preventiva com distribuição de preservativos.

Secom-JP

Redação

Redação