Eleições de 2024 na PB: PM registra 121 ocorrências, mas sem casos graves durante o pleito
A Polícia Militar da Paraíba encerrou o primeiro turno das eleições de 2024 com um balanço de 121 ocorrências eleitorais, resultando na condução de 115 pessoas para delegacias em todo o estado. As atividades foram parte da Operação Voto Seguro, que atuou em todos os 223 municípios da Paraíba entre os dias 2 e 6 de outubro, sem registrar ocorrências graves durante o pleito.
Entre as infrações mais comuns estavam a compra de votos, violação do sigilo do voto, propaganda eleitoral irregular e transporte de eleitores. As ações da PM foram intensificadas especialmente no final de semana das eleições, resultando na apreensão de mais de R$ 90 mil em dinheiro relacionado a crimes eleitorais.
No total, foram constatadas 83 ocorrências tipicamente eleitorais e 38 relacionadas a crimes comuns durante o período de cinco dias. O comandante-geral da PM, coronel Sérgio Fonseca, classificou o balanço como “muito positivo” e já anunciou o planejamento para o segundo turno, que acontecerá em João Pessoa e Campina Grande no dia 27 de outubro. “Acreditamos que, assim como foi este primeiro dia, teremos uma eleição tranquila nessas duas cidades”, afirmou.
A Operação Voto Seguro 2024 contou com a participação de mais de nove mil policiais militares, garantindo segurança nas 68 zonas eleitorais e em mais de 1.800 locais de votação. As ações foram realizadas em parceria com outras Forças de Segurança, o Exército Brasileiro e a Justiça Eleitoral, visando resguardar o direito de voto de mais de 3,2 milhões de eleitores aptos na Paraíba.
O uso de tecnologia também foi um destaque na operação, com 1.600 câmeras espalhadas pela Paraíba e monitoramento em tempo real nos Centros Integrados de Comando e Controle, que potencializaram as ações das Forças de Segurança e ajudaram a frustrar delitos.
Nas grandes cidades, os infratores da lei eleitoral foram encaminhados para a Polícia Federal, enquanto nas demais cidades foram levados para a Polícia Civil, totalizando 56 pessoas conduzidas para os procedimentos cabíveis e a devida autuação.
PB Agora