Engenheiro acusado de matar vizinho no Bairro dos Estados será julgado nesta terça em júri popular
O engenheiro Herbert de Luna Soares, acusado de homicídio qualificado, enfrentará o júri popular nesta terça-feira (17), no 1º Tribunal do Júri de João Pessoa. Ele é apontado como responsável pela morte de seu vizinho, Domingos Octávio Machado Soares, ocorrida no ano passado. A sessão será presidida pela juíza Andrea Carla Mendes Nunes Galdino, e a sentença deve ser proferida ainda hoje.
O crime aconteceu na noite de 4 de outubro de 2023, por volta das 20h, na Avenida Alagoas, no Bairro dos Estados, segundo consta na decisão de pronúncia assinada pela magistrada. Naquele momento, Herbert estaria colocando o lixo para fora de sua residência quando se deparou com Domingos, que também havia saído para realizar a mesma tarefa. Poucos minutos depois, o engenheiro teria sacado uma arma de fogo e disparado várias vezes contra o vizinho. Mesmo após Domingos cair no chão, ele teria recebido novos tiros, morrendo no local.
Após cometer o crime, Herbert de Luna Soares teria retornado tranquilamente para sua casa, de onde pegou seu veículo e fugiu. Ele foi capturado no dia seguinte no município de Igarassu, em Pernambuco.
O Ministério Público classificou o crime como “motivado por futilidade, com crueldade e com o uso de recurso que impediu a defesa da vítima”. A denúncia destaca que Domingos foi assassinado de forma brutal por disparos de arma de fogo. Em sua defesa, o réu alegou legítima defesa e negou a ilicitude de sua conduta durante o interrogatório em juízo.
A juíza Andrea Galdino, ao analisar os depoimentos e a confissão espontânea do acusado, considerou que existem indícios suficientes para que a acusação prossiga, levando Herbert de Luna Soares a julgamento.