Polícia Federal desmantela organização criminosa que fraudava benefícios do INSS na Paraíba

A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério da Previdência e Trabalho, deflagrou na manhã de sexta-feira (28) a Operação Insano. A ação teve como objetivo investigar uma organização criminosa que atuava na cidade de Bayeux, na Paraíba, fraudando benefícios do INSS.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 16ª Vara Federal da capital paraibana. As investigações apontam que o grupo utilizava documentos médicos falsos para atestar incapacidade laboral e obter auxílio-doença e benefício por invalidez de forma fraudulenta.

A operação foi batizada de Insano em referência ao termo utilizado pelos criminosos para justificar a necessidade dos benefícios: transtorno mental e comportamental.

Fraude e crimes

A investigação identificou diversas irregularidades nos documentos médicos apresentados ao INSS, como diagnósticos falsos e assinaturas de médicos falsificadas.

Os crimes investigados são:

• Fraude previdenciária
  • Falsidade ideológica
  • Uso de documento falso
  • Organização criminosa

As penas para esses crimes, se somadas, podem ultrapassar 20 anos de prisão, além de multa.

Feliphe Rojas