PC prende quadrilha especializada em adulteração de veículos antigos
No dia de anteontem (10), a Polícia Civil da Paraíba, em parceria com a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) e o Instituto de Polícia Científica (IPC), deflagraram a Operação Placa Preta, que teve como objetivo desarticular um esquema de adulteração de sinais de identificação de veículos antigos restaurados.
Segundo as polícias as ações foram realizadas nas cidades de João Pessoa e Pedras de Fogo. Um homem foi preso pelo crime de ter em depósito veículo com sinais de identificação veicular adulterados, fato típico definido no art. 311, § 2º, III, do Código Penal.
A placa preta é usada para identificar veículos de coleção e com mais de 30 anos de fabricação. O esquema operado pelo investigado “transplantava” a chapa metálica do NIV (número do chassi) de veículos antigos de origem lícita, deteriorados e parcialmente desmontados, para veículos restaurados com valor de mercado. Os veículos danificados eram adulterados e comercializados por um alto valor, por serem peças de colecionador.
Redação