Caixa Econômica Federal

No primeiro pronunciamento público desde que foi demitida da presidência da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano afirmou que enfrentou, nos dez meses em que ocupou o cargo, o desafio de ser mulher em espaços de poder. Disse também que mostrou ser possível que um funcionário de carreira comande a Caixa e que voltará a ser bancária (ela trabalha no banco desde 1989).

“Ser mulher em espaços de poder é algo sempre desafiador. Não foi fácil ver meu nome exposto durante meses a fio na imprensa”, escreveu Serrano. “Espero deixar como legado a mensagem de que é preciso enfrentar a misoginia, de que é possível uma empregada de carreira ser presidente de um grande banco e entregar resultados, de que é possível ter um banco público eficiente e íntegro, de que é necessário e urgente pensar em outra forma de fazer política e ter relações humanizadas no trabalho.”

Serrano foi demitida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na quarta-feira (25). O estopim para sua demissão foi o patrocínio da Caixa a uma exposição em que uma foto do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), aparecia em uma lata de lixo.

Mas ela já vinha sofrendo desgaste junto ao governo e aos políticos desde o primeiro semestre, e seu cargo já vinha sendo negociado entre Lula e Lira desde julho. Serrano será substituída por Carlos Antonio Vieira Fernandes, funcionário aposentado do banco que foi indicado por Lira.

A ex-presidente da Caixa afirmou no texto publicado que sua gestão ajudou a resgatar a autoestima dos funcionários em trabalharem no banco. “Demos um salto de qualidade em diversos âmbitos da presença da Caixa na vida de todos e esse resultado positivo, que nos colocou em um dos melhores momentos da história do banco, é fruto de um esforço de trabalho coletivo”.

Nos dez meses em que comandou a instituição, Serrano recriou a vice-presidência de pessoas, contratou funcionários e abriu agências. Ela também iniciou a troca dos equipamentos de tecnologia das agências, em um investimento de R$ 4,8 bilhões. Ela também agradeceu a Lula pela “confiança depositada” e disse que “foi uma honra ter participado do seu governo”. “Nos próximos dias, faremos a transição com o futuro presidente do banco, ao qual desde já registro meus desejos de boa sorte”.

Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

Após demissão, Serrano diz que enfrentou na Caixa desafio de ser mulher no poder appeared first on InfoMoney.

Estadão Conteúdo