Congresso Técnico define confrontos da primeira fase da Taça das Favelas

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), em parceria com a Central Única das Favelas – Cufa/PB, realizou, nesta segunda-feira (2), o Congresso Técnico do maior torneio de futebol de campo entre favelas do mundo: a Taça das Favelas. O evento, que foi realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, reuniu representantes das 16 comunidades, nas modalidades masculino e feminino. A primeira fase da Taça das Favelas será realizada neste sábado (7) e domingo (8).

As equipes foram divididas em dois grupos, que disputarão no estilo mata-mata. Ao final, o time vencedor ganhará uma festa na comunidade que representa e além disso, os 20 melhores atletas avaliados por uma comissão técnica, vão compor o time que representará a Paraíba na etapa nacional que será realizada no mês de dezembro, em São Paulo.

O secretário de Esportes do Município, Kaio Márcio, reafirmou o compromisso da Prefeitura em apoiar o esporte da Capital, através de projetos que desenvolvam o cidadão e revelem novos talentos. “Ficamos muito felizes em poder realizar essa competição de extrema importância. E tenho a certeza que será a primeira de muitas. Ela é diferenciada, principalmente pela faixa etária, por ser jovens de até 17 anos e por ter uma representatividade muito boa. Além de levar um time muito forte para concorrer a grande final, a expectativa maior é que a gente consiga entrar nas comunidades, tornar o futebol o esporte ainda mais acessível, e esse torneio vem em uma hora muito boa para nós”, concluiu.

A Taça das Favelas é um importante campeonato de futebol amador que promove a inclusão e o desenvolvimento social por meio do esporte. Realizada em várias regiões do Brasil, a competição chega à Paraíba com o apoio dessas duas instituições comprometidas com a promoção da cidadania e do esporte nas comunidades.

A disputa, terá duração de 40 dias, reunirá times de diferentes localidades, proporcionando uma oportunidade única para os jovens mostrarem seu talento e apresentarem suas favelas em um ambiente de competição saudável e inclusão social.

 

sejer taca das favelas foto samuel lima 5
sejer taca das favelas foto samuel lima 10
sejer taca das favelas foto samuel lima 12
sejer taca das favelas foto samuel lima 3

 

“Após o grande evento de lançamento, a Cufa Paraíba vem firmando esse compromisso, juntamente com a Sejer, nesses 16 territórios de favela de João Pessoa no fortalecimento da prática esportiva, por acreditar que seja um dos meios de mudanças de vidas para esses jovens moradores da periferia. O objetivo maior é revelar talentos que muitas das vezes estão nos poeirões, nas vielas e agora terão a oportunidade de estar jogando em campos profissionais e quem sabe até vão fazer parte da seleção paraibana”, explicou Vitor Rodrigo, coordenador pedagógico da Cufa Paraíba.

Além de fomentar o esporte e a integração comunitária, a Taça das Favelas também visa criar oportunidades para que esses jovens possam se destacar e, quem sabe, seguir uma carreira profissional no futebol. A Sejer tem se empenhado em oferecer suporte técnico e logístico necessário para a realização do campeonato.  

Comunidades participantes

Bairro São José

Citex

Aratu

Riachinho

Nova Canaã

São Geraldo Rangel

São Rafael

4 de Outubro

Gadanhe

Irmã Dulce

Jardim Itabaiana

Muçumagro

São Luiz

São Matheus

Taipa

Vista Alegre

Números da Taça na Paraíba:

Beneficiário direto: 512 jovens

Beneficiários indiretos: 4.000 pessoas, dentre elas voluntários, líderes comunitários, fornecedores, produtores e responsáveis dos beneficiários diretos.

Total de Beneficiário(s): 4.512

No ano passado, a Taça das Favelas teve a primeira edição nacional, disputada em São Paulo, com a seleção do Rio de Janeiro vencendo a edição feminina, e a de São Paulo, vencendo a masculina. Em dez anos, mais de cinco mil favelas, em todo o território nacional, participaram do evento que ao longo dos anos movimentou 400 mil jovens.

Objetivos – A competição visa contribuir para a promoção da inclusão social através do esporte, influenciando positivamente a realidade de crianças e jovens brasileiros. Uma oportunidade de promover a integração das favelas e comunidades, a ressignificação do território e o fortalecimento da autoestima da juventude das favelas, incentivar a prática esportiva através da realização de partidas de futebol de campo nos finais de semana, em formato de campeonato para o desenvolvimento dos jovens em vulnerabilidade social; realizar palestras/workshops; realizar acompanhamento da evolução escolar e esportiva. Por fim, descobrir talentos do futebol dando oportunidade aos jovens, em situação de vulnerabilidade social, de se tornarem atletas.

Congresso Técnico define confrontos da primeira fase da Taça das Favelas apareceu primeiro em WSCOM.

Cristiane Cavalcante

Cristiane Cavalcante