Primeiro imigrante japonês da Paraíba, Eije Kumamoto, pai do Dr. Ítalo Kumamoto, será homenageado pela ALPB
O deputado estadual Galego Souza (PP), solicitou junto a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) uma homenagem aos 100 anos da chegada do primeiro imigrante japonês à Paraíba ao senhor “Eije Kumamoto” (in memorian). O parlamentar propôs à Casa Legislativa uma “Moção de Aplausos e Reconhecimento Público” ao cidadão nipo-paraibano.
O pedido de moção de aplausos foi enviado nesta quarta-feira (30), pelo gabinete do deputado Galego Souza para a consolidação pelo Regimento Interno da Casa de Epitácio Pessoa, e seguirá para aprovação dos parlamentares em plenário.
Segundo o deputado, a referida propositura se justifica dado à importância em reconhecer e homenagear o primeiro japonês a ter imigrado para a Paraíba de que se tem notícia, o senhor Eije Kumamoto (in memorian), pai do médico cardiologista Dr. Ítalo Kumamoto.
Sobre Eije Kumamoto
Nascido em 26 de outubro de 1901, nos arredores de Kagoshima, na ilha de Kyushu, partiu do Japão com dois irmãos num grupo de 1600 japoneses e nas várias paradas do navio decide ficar no Porto do Recife, em 1920. Lá é avistado, vagando pelo porto e sem sequer falar português, pelo coronel Zé Pereira, de Princesa Isabel, interior paraibano. A Kumamoto foram oferecidos emprego e moradia nas terras do coronel no alto serão paraibano, ao que ele prontamente aceitou.
Após sua chegada, ao nipônico é delegada a tarefa de cuidar do rebanho de cabras do político. Era um período de muitas tensões políticas e sociais, já que coincidiu com a revolução de 1930 e a instauração do Território Livre de Princesa. Nessa época, o nipo-paraibano é promovido a almoxarife da revolta, quando então aprende o ofício de comprar e vender. Passada a guerra, Eije Kumamoto, se casa com a jovem princesense Marly Duarte, compra terras, inicia um armazém de compra e venda de algodão, mamona, milho, feijão e outros produtos agrícolas e constitui família (ambos tiveram quatro filhos), Ítalo Kumamoto, Gilson Kumamoto, Hélder Kumamoto e Eire Kumamoto.
Na época o senhor Eije Kumamoto já era carinhosamente apelidado de “Seu Inhês”. O senhor Eije Kumamoto e sua esposa, a senhora Marly Duarte, faleceram ambos com mais de 90 anos na capital paraibana.
Primeiro imigrante japonês da Paraíba, Eije Kumamoto, pai do Dr. Ítalo Kumamoto, será homenageado pela ALPB apareceu primeiro em WSCOM.