O Projeto de Lei Ordinária (PLO) que estabelece a criação do cadastro da pessoa surda na Capital recebeu aval da Comissão de Políticas Públicas da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) na manhã desta quarta-feira (16). O colegiado apreciou mais seis matérias legislativas, que também tiveram a aprovação dos pareceres favoráveis pela comissão.

De autoria do vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), o PLO 1.394/2023 vai reunir e notificar os casos de deficiência auditiva unilateral e bilateral em João Pessoa com o intuito de quantificar e identificar essas pessoas para que elas possam ter acesso a mais serviços e políticas públicas voltadas para as suas necessidades.

A presidente da CPP, vereadora Eliza Virgínia (PP) afirmou que luta para que seja um cadastro ampliado a todos os tipos de deficiência. “Só assim podemos direcionar as políticas públicas”, declarou a parlamentar, citando o constrangimento de uma pessoa surda ter que levar um intérprete para um atendimento médico. “É muito importante ter intérpretes já nas unidades de saúde e, para isso, é preciso saber onde as pessoas surdas estão”, afirmou a parlamentar.

O vereador Milanez Neto (PV) citou a aprovação na CMJP da Lei nº 13.741, de 2019, que criou o Censo de Inclusão da Pessoa Autista. “Avançamos muito com esse projeto sobre o censo do autista. Voto favorável ao censo da pessoa surda e parabenizo a iniciativa”, afirmou Milanez.

Sobre autismo, tiveram o aval do colegiado o PLO 1.318/2023, que dispõe sobre a criação do Selo Escola Amiga do Autismo, de autoria do vereador Junio Leandro (PDT), e o PLO 1.407/2023, que estabelece a Política Municipal de Atendimento Integrado a pessoa com Transtorno do Espectro Autista, do vereador Guga Oliveira (PP).

Demais matérias

Dentre as demais matérias apreciadas, destacam-se: o PLO 1.335/2023, que modifica a Lei Municipal sobre a comprovação da origem de materiais metálicos recicláveis e cadastro de fornecedores, sob propositura de Odon Bezerra (PSB); o PLO 1.408/2023, dispõe sobre a inclusão no sítio eletrônico oficial do Município de todos os serviços municipais à disposição das pessoas idosas, de autoria de Damásio Franca (PP); e o PLO 1.363/2023, que dispõe sobre medidas alternativas de segurança e acesso para usuários de marcapasso em edificações de acesso público que possuam portas com detector de metais ou dispositivos provoquem interferência no aparelho, de autoria de Odon Bezerra.

Comissão de Políticas Públicas da CMJP é favorável à criação do cadastro municipal da pessoa surda apareceu primeiro em WSCOM.

Cristiane Cavalcante