Ministro confirma que obras do Ramal Piancó estarão incluídas no Novo PAC do Governo Lula
O ministro Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, confirmou nesta sexta-feira (4), durante agenda na Paraíba, que a obra do Ramal Piancó está incluída no Novo PAC, que será lançado pelo Governo Lula no próximo dia 11.
“Tá no PAC… já se pode ter como certo”, confirmou: “o presidente vai lançar no dia 11 o novo PAC, a carteira de obras de Segurança Hídrica e revitalização de bacias é muito forte e estará impactando todo o Nordeste”.
Na agenda, foi firmado um acordo interfederativo para garantir a operação sustentável do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).
“Estamos pactuando uma agenda interfederatica entre os quatro estados pela Transposição. Serão garantidos muito mais água, para consumo humano, mas também projetos de produção de baixas emissões para agricultura familiar”, declarou: “O Governo Federal assume o compromisso integral em relação à obra principal da Transposição com toda sua manutenção”.
As obras do Ramal Piancó estão sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e têm o objetivo de reforçar a adução de água bruta para suprir as necessidades de água para consumo humano e impulsionar a atividade agropecuária nos municípios da bacia do Alto Piancó que enfrentam grandes impactos nos períodos de seca extrema e prolongada.
O empreendimento consiste na captação de água no trecho II do eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), no Ceará. A vazão captada seguirá, através de um conjunto de adutoras com aproximadamente 19 Km de extensão, até o Rio Piancó e, dele, até o açude Condado, no munícipio de Conceição de onde a água seguirá até o sistema de barragens Coremas-Mãe D’Água.
Ministro confirma que obras do Ramal Piancó estarão incluídas no Novo PAC do Governo Lula apareceu primeiro em WSCOM.