Embaixador da União Europeia no Brasil critica posição de Lula sobre Venezuela
O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybañez, expressou sua discordância em relação à visão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que a democracia é um conceito com várias nuances. Em uma entrevista ao Estado de S. Paulo, o diplomata fez questão de enfatizar a suposta ausência de democracia na Venezuela, país aliado do governo brasileiro, ao destacar que para a UE, a democracia é um valor absoluto que não admite relativismos.
Ybañez ressaltou a importância de elementos essenciais para a democracia, como eleições e o respeito aos direitos humanos, que, segundo ele, não são respeitados na Venezuela. Ele deixou claro que a União Europeia não compartilha da ideia de que a democracia possa variar em sua essência e que, no caso específico da Venezuela, seria evidente a ausência desse sistema político.
Durante a cúpula da União Europeia-Celac, em Bruxelas, Lula e o presidente da França, Emmanuel Macron, se encontraram para discutir o cenário político na Venezuela e buscar formas de garantir eleições transparentes no país vizinho. Embora haja divergências sobre a democracia, Ybañez concordou com Lula quanto à necessidade de que a solução para a crise venezuelana seja buscada pelos próprios venezuelanos, sem interferência externa.
Desde quando um embaixador de qualquer país ou bloco pode se se intrometer em assuntos internos ou criticar opiniões do presidente do país?
Em qual tratado diplomático internacional ele se baseia pra tal desatino?
Este petulante merece ser convocado pelo @ItamaratyGovBr @gleisi pic.twitter.com/kFx1k7ScfI— jef miola (@jefmiola) July 26, 2023
Embaixador da União Europeia no Brasil critica posição de Lula sobre Venezuela apareceu primeiro em WSCOM.