Casey Phair, da Coreia do Sul, se torna a jogadora mais jovem de todos os tempos na Copa do Mundo
No confronto entre a Coreia do Sul e a Colômbia na abertura da Copa do Mundo Feminina, uma figura se destacou no gramado. Aos 78 minutos de jogo, a jovem Casey Phair, com apenas 16 anos e 26 dias de idade, entrou em campo, se tornando a jogadora mais jovem a fazê-lo em uma Copa do Mundo, superando os recordes femininos e masculinos.
“Entrar em campo me deixou realmente nervosa”, admitiu Phair, filha de pai americano e mãe sul-coreana, criada nos Estados Unidos. “Foi um momento assustador, mas depois que comecei a correr, acho que me acostumei”. O recorde anterior pertencia à falecida Ifeanyi Chiejine, que tinha 16 anos e 34 dias quando jogou pela Nigéria na Copa do Mundo Feminina de 1999.
Durante os 17 minutos que esteve em campo na derrota por 2 a 0 da Coreia do Sul, Phair mostrou seu empenho, sempre perto da bola e competindo com as jogadoras colombianas por sua posse. “Ela mereceu a chance de jogar”, disse Collin Bell, técnico da Coreia do Sul. “Ela treinou muito bem, tão bem quanto qualquer um. Eu queria colocá-la para dar a ela essa experiência”.
Phair terá sua próxima oportunidade de jogar no domingo, quando as Taegeuk Ladies enfrentam o Marrocos em Adelaide, Austrália. Nascida em 29 de junho de 2007, na Coreia do Sul, Phair também é a primeira jogadora multiétnica, feminina ou masculina, a jogar pela seleção principal da Coreia do Sul. “Estou muito orgulhosa e honrada por ser a primeira jogadora mista da Federação Coreana”, disse Phair. “Agradeço muito pela oportunidade que me deram hoje”.
Phair não é a única estrela jovem nesta Copa do Mundo Feminina. Outras duas jogadoras de 16 anos estão nas equipes do torneio, embora ambas tenham nascido em 2006. Giulia Dragoni iniciou pela Itália, usando a camisa número 16, na vitória por 1 a 0 sobre a Argentina na segunda-feira, e Sheika Scott substituiu pela Costa Rica na derrota por 3 a 0 contra a Espanha na sexta-feira.
Entre as 32 equipes, há 39 adolescentes, sendo um destaque a colombiana Linda Caicedo, de 18 anos, que marcou seu primeiro gol na Copa do Mundo aos 39 minutos de jogo em sua estreia no torneio, ganhando o título de jogadora da partida. Ela é a goleadora mais jovem do torneio na Austrália e Nova Zelândia até o momento. A multidão era notavelmente pró-Colômbia, o que Phair teve que lidar enquanto fazia história. “Aquecendo, acho que estava muito barulhento”, disse Phair. “Eu realmente gostei disso, sendo minha primeira vez jogando e espero me acostumar com isso”.
Com informações de Yahoo Sports.
Casey Phair, da Coreia do Sul, se torna a jogadora mais jovem de todos os tempos na Copa do Mundo apareceu primeiro em WSCOM.